Desporto

Jerson Emiliano apita o Bélgica-Panamá

Amândio Clemente | Moscovo

O árbitro internacional angolano Jerson Emiliano entra em acção hoje, na 21ª edição do Campeonato do Mundo, no desafio entre a Bélgica e o  Panamá, a contar para a primeira jornada do Grupo-G.

Fotografia: DR

Tal como sempre nas competições sob a égide da FIFA, o único representante angolano na cimeira o futebol mundial faz parte da equipa liderada pelo zambiano Janny Sikazue e integra também o sul-africano Zakhele Siwela, tendo com quarto árbitro o japonês Ryuti Sato.
O internacional angolano concretiza assim o sonho de apitar num Mundial de seniores, depois de já ter participado em campeonatos do Mundo de Sub-17 e 20, além de já ter também estado nos jogos da Juventude e  no Campeonato  Mundial de Clubes.
O árbitro angolano já esteve também em competições da Cosafa e da Confederação Africana de Futebol (CAF).
Em recente entrevista ao nosso jornal Jerson Emiliano revelou que tem o sonho de ser nomeado para apitar a final desta competição, mas se for indicado para um dos jogos da fase do “mata-mata” já será um prémio aceitável para a sua equipa com que já trabalha há vários anos.
 
Vídeo-árbitro />O jogo França-Austrália inaugurou a utilização do vídeo-árbitro no Campeonato do Mundo da FIFA. Depois de o árbitro não ter validado uma grande penalidade a favor da França, o juiz foi chamado para ver as imagens e mudou a sua decisão. No mesmo dia, o sistema voltou a ser utilizado  no jogo entre Peru e Dinamarca. Na primeira situação, os franceses marcaram, mas os peruanos não souberam aproveitar a oportunidade.
Mas, também há muito que se diga sobre o sistema, pois no Argentina-Islândia aconteceram várias jogadas duvidosas, com grandes penalidades por marcar, sem que o vídeo árbitro entrasse em acção, pelo que a sua utilização ainda vai, certamente, trazer muitas polémicas.
Importa referir que  nas duas situações o trio de árbitros deixou as jogadas continuarem, mas foram depois chamados para visionarem-nas  e confirmaram as faltas, assinalando as grandes penalidades.

Tempo

Multimédia