Desporto

Petro de Luanda joga reforço da liderança frente ao Libolo

António Cristóvão

Recreativo do Libolo e Petro de Luanda disputam hoje, às 15h00, na vila de Calulo, província do Cuanza-Sul, o desafio mais aguardado da 24ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, numa ronda com realce também para o Kabuscorp-In-terclube, duas horas e meia depois, no Estádio Munici-pal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda.  

Fotografia: DR

Depois da folga na ronda anterior, que lhe permitiu ainda assim conservar a liderança na tabela classificativa, com 40 pontos, os tricolores do Eixo Viário vão à vila de Calulo no máximo da sua força e com o objectivo de triunfar para se manterem no topo.
Em caso de triunfo, a formação do Eixo Viário pode isolar-se no comando, ao contrário da equipa da vila de Calulo que precisa de uma vitória para se manter na zona de conforto.  
Curiosamente, o Libolo interrompeu na época passada o ciclo de vitórias do Petro no seu reduto, ao vencer por 1-0, na vila de Calulo.
No histórico entre as duas equipas, em Calulo, o Petro leva vantagem sobre o adversário com seis triunfos, uma derrota e três empates.
No outro jogo de destaque da ronda, o Kabuscorp joga com o Interclube, às 17h30, no Estádio Municipal dos Coqueiros, num desafio que se perspectiva equilibrado entre candidatos ao título.
A formação do Palanca quer vencer para sair da zona aflita, enquanto os polícias, que perseguem o título perdido em 2011, estão no encalço das equipas do topo.
A equipa sensação do Girabola, o Desportivo da Huíla, desloca-se à cidade de Cabinda, onde mede forças com o Sporting, às 15h00, no Estádio Municipal do Tafe, com o objectivo de pontuar e manter-se no rasto dos candidatos ao título depois de confirmada a sua manutenção no Girabola.
O FC Bravos do Maquis, que se encontra à deriva no campeonato, defronta a formação do Cuando Cubango FC, às 15h00, no Estádio Jones Kufuna “Mundunduleno”. Ambas as equipas lutam pela sua manutenção no Girabola.
Noutro desafio atraente da ronda, a Académica do Lobito recebe o Sagrada Esperança, às 16h00, no Estádio do Buraco, em Benguela, com possibilidades de os anfitriões se desforrarem do resultado da primeira volta de uma bola a zero na cidade do Dundo. 
Para a mesma jornada, o 1º de Maio, um dos aflitos, aguarda, às 16h00, pela visita do Progresso Sambizanga, outro inquieto na zona de despromoção, no Estádio Edelfride Palhares da Costa “Miau”. Um desafio aguardado com bastante expectativa pelos técnicos das duas equipas.
A ronda fica concluída a 8 de Agosto com o desafio entre 1º de Agosto e Recreativo da Caála, às 17h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. O encontro foi adiado devido ao engajamento dos militares do Rio Seco, na Liga dos Campeões, onde jogaram ontem com o Zesco United FC, na Zâmbia.

Tempo

Multimédia