Desporto

Portugal e Espanha podem discutir o Primeiro lugar de forma inédita

Jogadas que estão duas jornadas no grupo B, Portugal e Espanha somam os mesmos quatro pontos, mas é a equipa de Espanha que lidera o grupo.

Fotografia: DR

E não devido aos golos, porque também neste âmbito está tudo empatado, tal como no confronto directo, mas sim... nos cartões.
O critério disciplinar é o sétimo critério da lista mas é neste momento aquele que se aplica, já que Portugal e Espanha somam os mesmos pontos, a mesma diferença de golos (+1), os mesmos golos marcados (4) e total igualdade no confronto directo, depois do empate a três bolas.
A selecção espanhola teve um cartão amarelo no escaldante encontro ibérico, com Sergio Busquets a ser admoestado ao minuto 17. Depois disso, o português Bruno Fernandes viu amarelo aos 27' e no duelo de ontem entre Portugal e Marrocos o médio Adrien Silva, que entrou aos 89', viu ainda um amarelo no desfecho desta partida.
No critério disciplinar, e em caso de desempate, um cartão amarelo significa menos 1 ponto, um vermelho por acumulação menos 3, um vermelho directo menos 4. Ou seja, Portugal tem menos um ponto do que a Espanha neste critério.
Na última jornada, Portugal defronta o Irão e a Espanha defronta Marrocos. Caso o resultado nos dois duelos seja o mesmo, com vitórias das equipas ibéricas, e a selecção espanhola mantiver vantagem no critério disciplinar, o primeiro lugar será para a Espanha e o segundo para Portugal. Se por acaso as duas equipas ficarem empatadas também no critério disciplinar (por exemplo, se Portugal não tiver cartões e a Espanha tiver um amarelo), terá lugar para desempatar... um sorteio.
Eis os critérios de desempate, pontos, diferença de golos marcados, pontos obtidos entre equipas empatadas, diferença de golos nos jogos entre equipas empatadas, golos marcados nos jogos entre equipas empatadas, critério disciplinar e sorteio.

Tempo

Multimédia