Desporto

Primeiro golo do "Rei" Pelé já conta com seis décadas

Edson Arantes do Nascimento “Pelé” marcou pela primeira vez no Campeonato do Mundo há 60 anos, data assinalada ontem. Na época o Rei do Futebol, ainda com 17 anos e 239 dias, deu a vitória ao Brasil, ao marcar o único golo do encontro, aos 21 minutos da segunda parte, diante do País de Gales.

Fotografia: DR

O golo histórico foi apontado na Suécia, no estádio Estádio Ullevi, em Gotemburgo, jogo referente aos quartos-de-final. Numa partida intensa, em que a selecção canarinha teve dificuldades para quebrar a defesa galesa, Pelé abusou da genialidade e recebeu de cabeça de Didi dentro da área.
A seguir matou no peito e não devolveu para o Príncipe Etíope, como era esperado, mas driblou de forma desconcertante o defesa Melvin Charles e mandou para a baliza. 
O número 10 da selecção brasileira, saltitante, jogou-se nas redes e comemorou o seu primeiro tento. 
“Foi um dos golos mais importantes da minha carreira. Ali, eu fiquei confiante. Tive a certeza que era o titular”, recordou Pelé.
“O golo solitário de Pelé foi o primeiro dos grandes feitos do nosso eterno camisa 10, na caminhada pelo primeiro mundial. Para a nossa alegria, ele voltou a marcar contra a França e a Suécia nos jogos finais”.

Tempo

Multimédia