Desporto

Progresso e ASA acertam a jornada

António Cristóvão|

Progresso do Sambizanga e ASA disputam, hoje às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, um dos jogos de cartaz de acerto ao calendário da primeira jornada da 37ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão, Girabola'2015.

Aviadores e sambilas procuram alcançar esta tarde o primeiro triunfo na competição depois de arranques menos conseguidos na prova
Fotografia: José Soares

A jornada reserva ainda esta tarde os desafios Desportivo da Huíla-Benfica de Luanda, no Lubango, e Sporting de Cabinda-Petro de Luanda, no Tafe.
No "derby" da capital, os sambilas no 15º lugar sem qualquer ponto na tabela classificativa recepcionam os aviadores na 11ª posição, com dois, num encontro que se espera equilibrado e longe da qualidade de espectáculo das edições anteriores do Girabola, principalmente da década de 80.
Depois da derrota com os confrades da Lunda Sul, o técnico Mário Calado, do Progresso, está sem sono apesar de a prova estar ainda no início, ao passo que o treinador Roberto do Carmo "Robertinho" pretende sacudir a onda dos empates.
Na edição anterior do Girabola, na primeira volta o Progresso venceu o ASA, por 2-1, no estádio da Cidadela, ao passo que no segundo turno da competição as duas formações empataram a uma bola, no mesmo recinto desportivo do distrito do Rangel. Noutro encontro da jornada, o Petro de Luanda desloca-se a cidade de Cabinda, onde mede forças com o Sporting, às 15h30, no estádio do Tafe, num desafio em que o favoritismo é teoricamente atribuído ao conjunto do Catetão, apesar de jogar em terreno alheio.
No ano passado, "leões" de Cabinda e tricolores do Catetão empataram a uma bola no estádio do Tafe, na primeira volta.
Na cidade do Lubango, o Desportivo da Huíla defronta às 15h00, no estádio da Tundavala, o Benfica de Luanda, também num embate que se prevê equilibrado. Os militares da Região Sul vão aproveitar a altitude para se superiorizarem aos adversários. Mas, os benfiquistas têm tudo alinhavado para contrariar e ultrapassar este obstáculo, para sair no mínimo com um ponto no campo do opositor.
O Desportivo da Huíla trabalhou durante a semana com o pensamento na vitória e pretende desforrar-se das derrotas sofridas no Girabola passado, com o mesmo adversário. A ronda fica concluída no dia 28 do corrente às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com o desafio entre 1º de Agosto e Recreativo do Libolo.
A primeira jornada, que começou a ser disputada a 11 de Fevereiro e forneceu os seguintes resultados: Kabuscorp do Palanca-Recreativo da Caála, 2-2, Sagrada Esperança-Interclube (0-2), FC Bravos do Maquis-Académica do Lobito (1-0) e Domant FC-Progresso da Lunda Sul (2-1). Na ronda já foram marcados dez golos.

Tempo

Multimédia