Desporto

Real e Bayern disputam vaga para final da Liga

O primeiro finalista da Liga dos Clubes Campeões Europeus de Futebol é conhecido hoje, depois das 19h45, quando Real Madrid e Bayern de Munique terminarem a disputa da segunda mão da meia-final, no Estádio Santiago Bernabéu.

Treino de Selecção Nacional de Futebol
Fotografia: EDIÇÕES NOVEMBRO

Actuais campeões europeus, os merengues estão em vantagem, graças aos dois golos fora de  casa na primeira mão. No entanto, espera-se um jogo renhido, com os bávaros a precisarem de marcar pelo menos dois golos.
Provavelmente, o Real Madrid vai ceder a iniciativa e tentar explorar o contra-ataque, a forma de jogar que mais lhe agrada. Se os merengues derem seguimento ao triunfo da primeira mão e afastarem  o Bayern escreverão uma vez mais o seu nome na história da UEFA Champions League.
A final de Kiev será a sua terceira consecutiva na competição tornando o Real no primeiro clube a conseguir por mais de uma ocasião a presença em três finais consecutivas. Desde que o Real Madrid disputou (e ganhou) as cinco primeiras finais da Taça dos Campeões Europeus, entre 1956 e 1960, apenas cinco outros clubes conseguiram disputar três finais seguidas, Benfica, Ajax, Bayern e, já na era da UEFA Champions League, AC Milan e Juventus.
Curiosamente, em todos estes casos, sempre que um clube conseguiu estar em três finais seguidas, outro igualou o feito nos três anos imediatamente a seguir. Zinedine Zidane, treinador dos blancos afirmou que sabem o quão importante é  aquilo que têm de fazer.
"Não precisamos necessariamente de mudar o que estamos a fazer. Neste jogo precisamos de mostrar que queremos e merecemos o apuramento".
Por sua vez, Jupp Heynckes, treinador do Bayern assegurou que vai tentar rectificar os erros cometidos. " Aparte isso, vamos tentar atacar, pois faz parte da natureza do Bayern. Queremos sempre marcar. Precisamos de ser mais eficazes do que na primeira mão e aproveitar as oportunidades que tivermos, tal como o Real Madrid fez. Eles sabem que é o jogo do ano e que precisam de realizar uma grande exibição se nos quiserem eliminar. Os pequenos detalhes serão fundamentais”.
O Real pode sair com o seguinte onze: Navas (guar-da-redes), Nacho, Ramos, Varane e Marcelo (defesas),  Modrić, Kroos, Casemiro e Asensio (médios), Benzema e Ronaldo (avançados). Em  dúvida estão Isco com lesão no ombro e  Nacho tocado na coxa, enquanto Carvajal fica de fora.
No Bayern devem alinhar: Ulrich (guarda-redes), Kimmich, Hummels, Süle e Alaba (desfesas), Martínez, Thiago, James e Müller (mé-dios), Ribéry e Lewandowski (avançados). De fora estão Neuer (fractura do metatarso), Boateng (estiramen-to na coxa), Vidal (joelho), Robben (adutor) e  Coman (tornozelo). Alaba é outra das dúvidas.

Tempo

Multimédia