Desporto

Saransk a pequena cidade que Depardieu tornou famosa

Situada a 650 quilómetros de Moscovo, Saransk, a capital da Mordovia foi construída para receber quatro jogos do Mundial. Antes, era conhecida por ser a residência oficial do actor francês, Gerard Depardieu.

Fotografia: DR

Em 2013, Depardieu zangou-se com o Governo socialista de Paris, por causa da polémica lei de tributação às grandes fortunas, e pediu nacionalidade russa. O pedido foi atendido por Putin e Depardieu recebeu passaporte russo e uma casa oferecida pelo Governo em Saransk.
No centro do deserto, que durante o Inverno se cobre de gelo e isola a cidade, Saransk, até pouco tempo era quase desconhecida do mun-do. Com menos de 300 mil habitantes, durante o tempo soviético chamava-se cidade fechada.
Entrar em Saransk exigia uma autorização especial e um visto do Governo, porque era uma região militar. Basicamente, albergava várias fábricas de material bélico, que alimentavam as megalomanias do império soviético durante o período estalinista. Com a Perestroika, muitas dessas fábricas fecharam, mas as pessoas ficaram. Cerca de  85 por cento da população são russos caucasianos, que viajavam dos territórios mais ocidentais da União Soviética para trabalhar nas fábricas militares.
Gastou-se mais de 500 milhões de euros para construir a nova cidade, à semelhança do que foi feito em Sochi, para os Jogos Olímpicos de Inverno. Foram construídos prédios, centros comerciais, estradas e até um novo terminal de aeroporto que ainda não está totalmente terminado e só vai servir o Campeonato do Mundo.
O Estádio Arena Mordovia recebe apenas quatro jogos e todos da fase de grupos, tem 45 mil lugares, mas após o Mundial fica reduzido a 27 mil. Na Rússia, as pessoas alegam que Saransk foi eleita cidade sede, por causa da amizade de Vladimir Putin com Nikolai Merkushin, antigo governador da Mordovia e pai de Alexei Merkushin, actual governador da região.
Além de extremamente pequena e isolada, a cidade tem nove meses de Inverno rigoroso. Agora, as temperaturas estão acima dos 30 graus.

Tempo

Multimédia