Desporto

Selecção de Sub-20 realiza treino físico

António Cristóvão |

A Selecção Nacional Sub-20 de futebol deu início, ontem, às sessões de treino, no campo de relva sintética do Complexo Escolar Progresso Sambizanga, no bairro Lixeira, em Luanda, tendo em vista a participação no torneio internacional  denominado Taça Cosafa, a decorrer de 6 a 16 de Dezembro, na cidade de Kitwe, na Zâmbia.

Primeiras sessões de treino vão ser dedicadas à recuperação da condição física
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

O primeiro dia de treino foi marcado pela ausência de dez dos 25 atletas convocados pelo técnico Augusto Manuel “Leão”, entre eles, apenas Samuel Kuyokoya, do Dom Bosco de Benguela, com falta justificada, deve  apresentar-se antes do fim-de-semana na concentração da equipa nacional.
Os atletas Bebo, Pedro Agostinho, Euclides dos Santos e Mano Mano, do Petro de Luanda, apresentaram-se sem botas e foram dispensados pelo corpo técnico dos Palanquinhas, para um convívio do clube no Catetão, devido ao título conquistado da 36ª edição da Taça de Angola. Zidane Catraio, do 1º de Agosto, falhou o treino por ter recepcionado tarde a comunicação da convocatória, segundo um dos seus companheiros de clube. Além daqueles jogadores, faltaram também Josué e Paulo Kiela, ambos do Kabuscorp do Palanca, e Zé, da Academia de Futebol de Angola (AFA).     
Na primeira parte dos trabalhos, o corpo técnico, chefiado pelo treinador Augusto Manuel “Leão”, privilegiou a recuperação da condição física dos atletas, com alguns exercícios específicos com bola, depois das habituais corridas no interior do péssimo piso sintético.   
Na segunda parte, “Leão” repartiu os atletas em dois grupos, para ensaiar os aspectos tácticos, com realce para a movimentação defensiva e as transições rápidas defesa/ataque.
Os Palanquinhas voltam a trabalhar hoje, depois da equipa do Progresso Sambizanga, para o aprimoramento das situações de jogo. Na quarta-feira, às 8hh00, os Sub-20 efectuam um jogo de treino com o Progresso Sambizanga, no Estádio Nacional da Cidadela, no distrito urbano do Rangel, para a equipa técnica observar a condição física do grupo de trabalho. No próximo dia 22, também às 8h00, a equipa nacional volta a jogar com os "sambilas" no distrito do Rangel, com o mesmo propósito do corpo técnico dos Palanquinhas.
A equipa nacional, que vai trabalhar até 3 de Dezembro nos distritos urbanos do Sambizanga e Rangel, segue no dia seguinte para a cidade de Kitwe, com escala técnica em Lusaka.
Na ronda inaugural, os Palanquinhas enfrentam a Namíbia no dia 6 de Dezembro, às 13h30, no estádio Arthur Davies, na cidade de Kitwe, ao passo que três dias depois os angolanos defrontam os zimbabweanos, às 14h00, no campo Nkana, para a segunda ronda da prova.
A Selecção Nacional encerra a primeira fase com o Lesotho, no dia 11 de Dezembro, às 11h00, de Angola, no estádio de Nkana.
“Leão” convocou os seguintes atletas: Fernando Duarte, Nsesani, Jelson Mivo, Zidane Catraio (do 1º de Agosto), Paulo Kiela e Josué Bunga (Kabuscorp do Palanca), Nandinho, Calebi e Kinito (Interclube), Zé e Jaredi (AFA), Edmiro, Coxe, Pepe e Chabalala (Progresso Sambizanga), Bebo, Pedro Agostinho, Euclides dos Santos, Mano Mano e Augusto (Petro de Luanda), Jorge, Quintas, Meda (Real Sambila FC), Tozé (Ferroviário) e Samuel Kuyoka (Dom Bosco).

Rescisão de contrato
Rui Costa confirmou ontem, ao Jornal de Angola, a rescisão de contrato com o técnico alemão Igor Lazic, que orientou os Palanquinhas na 45ª edição do torneio internacional de Toulon, França, onde os Sub-20 ocuparam o segundo lugar do Grupo A.  Igor Lazic, que se encontra no país, substituiu  Sami Matias, do Interclube, em comissão de serviço no Departamento Técnico das Selecções Nacionais.

Tempo

Multimédia