Desporto

Selecção Nacional ensaia detalhes de jogo

António Cristóvão |

Os Palancas Negras voltam a ensaiar, hoje às 16h00, nas instalações do Interclube, no Rocha Pinto, em Luanda, as situações de jogo, com realce para a finalização e a organização defensiva, visando o desafio com os Escorpiões do Madagáscar, sábado à tarde, no Estádio Nacional 11 de Novembro, no município de Belas.

Escorpiões de Madagáscar estão em Luanda com a pretensão de ganhar a eliminatóra
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O encontro, que se disputa às 16h00, é referente à segunda-mão da terceira e última eliminatória de apuramento para a fase final da 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a decorrer de 11 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2017, no Quénia.  
Nesta preparação, o técnico Roberto Bianchi volta a trabalhar a circulação rápida da bola ao primeiro toque, com pressão sobre o adversário num espaço reduzido para criar situações de finalização.
Ontem à tarde, no Estádio Nacional 11 de Novembro, a selecção treinou as variantes de jogo e a finalização, com inúmeras interrupções do técnico, para as devidas correcções.
De um lado, Roberto Bianchi utilizou elementos do sector defensivo: Gerson (Neblu), Natael  (Tô Carneiro), Wilson Gaspar (Nari) e Mira. Do outro, alinhou os médios e os avançados Job, Herenilson, Dudu Leite, Manguxi, Nelson da Luz, Vá, Paty, Silva, Beibe, Bugos, Yano e Nandinho.     
A equipa nacional volta a treinar amanhã às 10h30, no Estádio 22 de Junho. O técnico programou uma sessão recreativa com bola, para activar  a actividade psíquica dos atletas.  No aspecto clínico, o médio Herenilson, do Petro de Luanda, treinou com limitações para  recuperar a condição física, devido a persistência de algumas dores no tornozelo direito. O médio tricolor foi poupado no treino de terça-feira para recuperar da lesão, já que se ressentiu após o jogo disputado no Estádio Municipal de Mahamasina. 
Os adversários, que desembarcaram ontem em  Luanda, realizam, hoje à tarde, a segunda sessão de treino, num dos anexos ao Estádio Nacional 11 de Novembro, para a recuperação da condição física dos atletas. Os malgaxes, que voltam a treinar hoje em duas sessões, no mesmo local, estão alojados no Hotel Rainha Jinga, no Morro Bento. />Ontem, o técnico Auguste Raux, do Madagáscar, repartiu o favoritismo no reencontro  entre Palancas Negras e Escorpiões.  "Não podemos subestimar a equipa nacional de Angola. Eles são favoritos, mas no sábado não vão ganhar. Teremos um bom jogo entre duas boas equipas nacionais", disse à imprensa, antes do treino de recuperação dos atletas.
Amanhã, às 16h30, os Escorpiões realizam o treino de adaptação ao relvado do Estádio Nacional 11 de Novembro, para limarem algumas arestas da estratégia de jogo na condição de forasteiros. Nandu Hector, 36 anos, guarda-redes do ASSM Elgeco Plus do Madagáscar, é o mais velho da equipa nacional dos Escorpiões, enquanto o médio Ranaivoson Ndrantoharilala, 23 anos (Elgeco Plus) é o mais novo do grupo.
Para o desafio com os Palancas Negras, o seleccionador dos Escorpiões convocou os atletas Rakotoson Lovatiana, Kandy Hector,  Rafelambolasoa Johny, Tantely Randrianiana, Rakotondrazaka Andoniaina, Tobisoa Sandratriniaina, Jean Romário Baggio, Lantoniaina Andriamanalina, Andriamanjato Tokifandresena, Morelin Ardino, Aro Hasina, Njiva Martin, Rivo Arintsoa, Jaotombo Bourahim, Tobisoa Njakanirina, Ranaivoson Ndrantoharilala, Jeannot Claude Vombola e Fanomezana Tojo Claudel.  
Palancas Negras e Escorpiões empataram sem golos há uma semana, no Estádio Municipal de Mahamasina, na cidade de Antananarivo, no jogo da primeira-mão da eliminatória. O quarteto de árbitros da Etiópia, chefiado por Bamlak Tessema, é  aguardado hoje  às 12h00, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
Bamlak Tessema vai ser coadjuvado pelos árbitros  assistentes Kinfe Yilma Kinfe e Shewangizaw Kassaun, e ficam alojados no Victoria Garden, no município de Belas. Biruk Yemanabran Kassaun é o quarto árbitro do desafio, enquanto o comissário ao jogo Matheus Joel Amandhila, da Namíbia, chega a Luanda amanhã, no princípio da tarde. A reunião técnica do desafio realiza-se sábado às 10h00, no Hotel Victoria Garden.

Tempo

Multimédia