Desporto

Selecções de judo aprimoram técnica

António Cristóvão |

As Selecções nacionais seniores de judo, em ambos os se­xos, voltam a treinar amanhã,  às 8h00, na Ilha do Cabo, em Luanda, no quadro da preparação para a participação no Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar de 12 a 15 de Abril, na cidade de Tunis.

Técnicos usam a praia da Ilha do Cabo para preparação física
Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

O corpo técnico da equipa nacional repartiu os atletas em dois grupos, sendo que um trabalha no período da manhã na Ilha do Cabo e outro treina à noite na Escola do Rangel.
Os judocas que treinam na Ilha estão a aperfeiçoar a condição física especifica, en­quanto os restantes trabalham no tapete o aprimoramento do aspecto toki-waza (técnica preferida com andamento e combinação).
O mestre Yuri Paim, técnico da Selecção Nacional, anunciou ontem ao Jornal de Angola, que os atletas Casimiro Bento “Miro” (-100 kg) e Frederico João (- 90 kg) seguem no próximo mês para o Uruguai, onde participam no Open Chui.
Depois do Open do Uruguai, os dois judocas embarcam para Paris, capital francesa, onde frequentam um estágio de um mês no Centro de Alto Rendimento. Miro Bento e Frederico João regressam em Março a Luanda, para viajarem com o grupo no final do mesmo mês para a capital da Tunísia.
Para o africano de Tunis, o técnico Yuri Paim vai contar com os préstimos dos judocas nacionais residentes em Paris, Rodrigo Mujinga (-100 kg), Kevin Pedro (73 kg), Domingos da Silva (66 kg) e Luboya Yvo (-100 kg). Além destes quatro atletas, o seleccionador nacional convocou também Mulaza Panzo, do Centro de Excelência de Bastos de Judo do Brasil. Os  judocas, que se preparam na capital francesa, saem directamente de Paris para o palco do africano, acontecendo o mesmo com Mulaza Panzo, saído do Brasil.
Este judoca treinou durante duas semanas com os companheiros na Ilha do Cabo,antes de regressar a São Paulo.

Tempo

Multimédia