Desporto

Tânia Duarte apita jogo em Joanesburgo

António Cristóvão |

Tânia Duarte, árbitra do quadro da FIFA, viaja nesta sexta-feira para a cidade de Joanesburgo, onde vai apitar no domingo à tarde o jogo entre África do Sul e Burundi, no estádio de Dobsonville, referente à segunda “mão” da terceira e penúltima eliminatória de apuramento para a fase final da 9ª edição do Campeonato do Mundo Sub-20 feminino, a decorrer em França, em 2018.

Árbitra internacional ajuiza o desafio África do Sul-Burundi
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

Para a capital sul-africana viajam também as árbitras assistentes angolanas Iracema Judith e Andália Jeremias. Em Joanesburgo, o trio de angolanas junta-se a Maria Kolokotoane Mathabo, do Lesotho, que vai exercer a função de quarta juíza, e Genevieve Lukusa Kanjinga, da República Democrática do Congo (RDC), como reserva. Suzie Montso, do Botswana, foi indicada pela FIFA para comissária ao jogo.
Na primeira “mão”, as sul-africanas perderam no dia 4 de Novembro diante do Burundi, por 0-2, no estádio Principe Louis Rwagasore, na cidade de Bujumbura.  Para a mesma ronda, o Ghana goleou no domingo o Quénia, por 5-0, no estádio da cidade de Cabo da Costa, referente à primeira “mão”. Sexta-feira à tarde, as ghanenses jogam com as quenianas na cidade de Nairobi, para o desafio da segunda “mão”.
Para este desafio, a FIFA nomeou um trio de árbitras do Burundi, chefiada pela juíza Suavis Iratunga, tendo como assistentes as compatriotas Fides Bangurambona e Arcella Uwizera.
A selecção dos Camarões qualificou-se para a quarta e última eliminatória da zona africana, devido à desistência da similar da Serra Leoa. A fase final do mundial disputa-se de 5 a 24 de Agosto em França, com a participação de 16 selecções nacionais.
Além da França, estão já apurados Espanha, Alemanha, Inglaterra e Países Baixos em  representação da Europa, Nova Zelândia (Oceania), Japão, Coreia do Norte e China (Ásia).
    
       

Tempo

Multimédia