Desporto

Vespas do Ruanda afastam Antílopes

As Vespas do Ruanda completaram o quadro das selecções qualificadas para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CHAN), a ter lugar de 12 de Janeiro a 4 de Fevereiro, em Marrocos, ao empatar sem golos, no domingo, com a congénere dos Antílopes da Etiópia, no Estádio Nacional Amahoro, na cidade de Kigali.

O desafio, que foi disputado no domingo à tarde na capital ruandesa, contou para a segunda "mão" da última eliminatória de apuramento para a competição.
Com este resultado, as Vespas beneficiaram do triunfo na primeira "mão" sobre os Antílopes, na cidade Addis Abeba, por 3-2, no dia 5 de Novembro.
O jogo entre Vespas e Antílopes foi uma decisão do Comité Executivo da Confederação Africana de Futebol (CAF), que afastou a selecção egípcia, devido à recusa dos clubes daquele país fornecerem jogadores à equipa nacional. O sorteio da competição africana está marcado para a próxima sexta-feira, na cidade de Rabat. O torneio é exclusivamente para jogadores que actuam nos campeonatos dos respectivos países. A primeira edição do CHAN foi organizado em 2009 pela Costa Marfim e vencida pela República democrática do Congo (RDC) e contou apenas com a participação de oito selecções. A segunda disputou-se no Sudão em 2011, e a Tunísia foi a vencedora.A terceira  foi acolhida pela África do Sul, em 2013, e a Líbia venceu. O Ruanda foi palco da edição seguinte (2016) com nova vitória da RDC, sendo o único país que tem dois campeonatos conquistados. 

Tempo

Multimédia