Desporto

Grande Prémio Congele reúne melhores ciclistas

Armindo Pereira

A terceira edição do Grande Prémio Congele em ciclismo, a ter lugar na província de Benguela, nos dias 31 de Março e 1 de Abril, sob a organização da Promoção de Eventos Desportivos (ORPED), vai juntar a nata do ciclismo nacional, revelou Bruno Casimiro.

Atletas preparam a disputa da prova da empresa pesqueira
Fotografia: Jaimagens


“A julgar pelo GP ACT, a primeira prova no ano organizada por nós, prevemos que vamos ter em Benguela os melhores ciclistas do país. Se falarmos em números, estimamos a presença acima de 120 ciclistas”, revelou Casimiro, afecto à organização.
A antiga referência do ciclismo angolano ao serviço da extinta Cimex Benfica, pela qual se sagrou campeão nacional, disse ainda que apesar da crise financeira as equipas de Luanda, onde existe o maior número de praticantes, participam com regularidade nas provas calendarizadas.
O evento de Benguela será disputado em duas etapas. A primeira, contra-relógio individual de 20 quilómetros de extensão, e a prova de fundo de 120 quilómetros. Este ano a organização vai atribuir prémios individuais.
Na prova denominada “Inter-Categorias”, as equipas e atletas individuais que participam sem o seguro obrigatório, deverão assumir os custos que advirem em caso de acidentes, sendo que a organização reconhece que a sua participação voluntária significa a aceitação das regras. 
Após a realização do GP ACT, na Barra do Kwanza (prova de fundo) e Centralidade do Kilamba (circuito fechado), no mês passado, onde estiveram inscritos 130 atletas  de oito equipas, Bruno Casimiro revelou que 70 por cento dos ciclistas inscritos possuíam um nível competitivo muito alto, o que espera ver repetido no evento que vai ter lugar em Benguela.           

Tempo

Multimédia