Desporto

Grosso da missão desembarca hoje

Teresa Luís | Rabat

Em véspera do arranque oficial da 12ª edição dos Jogos Africanos, o grosso das Selecções Nacionais têm chegada prevista para hoje, em Rabat, palco da prova continental até 31 do corrente, sob a égide da Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA).

Fotografia: DR

Depois da vinda das equipas de voleibol, judo e ginástica é a vez do andebol, natação, ténis de mesa, ciclismo, esgrima e xadrez, em horários e rotas diferentes. Ainda hoje, é aguardado em Rabat o secretário de Estado para o Desporto, Carlos Almeida, onde deve permanecer três dias.
Em declarações ao Jornal de Angola, o chefe de missão, Auxílio Jacob, garantiu tudo fazer para que as selecções estejam em solo magrebino antes do arranque oficial da competição.
“O ideal é que o grupo todo esteja já concentrado aqui. Por causa das dificuldades na aquisição dos bilhetes de passagem há várias rotas. Uma parte faz Casablanca- Rabat. Outra, Lisboa-Rabat, e a terceira Dubai-Rabat. A última, por sinal, é a mais desgastante fisicamente”, explicou o dirigente. /> Em relação ao pagamento da taxa de participação, no valor de 82 mil dólares, situação que pode condicionar a entrada na Vila Olímpica, na Universidade Internacional de Rabat, Auxílio Jacob, sem evasivas esclareceu: “ ainda não está pago.
Tive de apelar ao bom senso da organização. Por essa razão, os jogadores do voleibol entram de madrugada. A viagem por si só já é cansativa. Não fica bem os atletas andarem à deriva. Temos até terça-feira para resolver essa questão. Vamos cumprir, já foi accionado um plano “B””.
Angola está presente nas disciplinas de judo, voleibol de praia, ciclismo, andebol, natação, esgrima, xadrez, boxe, karaté, ginástica, atletismo, basquetebol 3X3, canoagem e ténis de mesa.

Tempo

Multimédia