Desporto

Grupos e adversários são hoje conhecidos

A Confederação Africana de Futebol (CAF) sorteia hoje às 16h00, na cidade do Cairo, capital do Egipto, a fase de grupos da 22.ª edição da Liga dos Clubes Campeões, na qual Angola está representada pelo 1.º de Agosto, num regresso à competição 21 anos depois de ter testemunhado o seu baptismo.

Os militares do Rio Seco, bicampeões do Girabola Zap, fazem parte do leque de 16 clubes que, em representação de 13 dos 55 países do continente, vão disputar de 4 de Maio a 29 de Agosto um campeonato a duas voltas, em quatro grupos (A, B, C e D) com igual número de equipas.
Para os quartos-de-final avançam os vencedores das séries e os segundos classificados, que vão discutir a presença nas meias-finais (14-16 de Setembro e 21-23 de Setembro) e o direito de disputar a final (2-3 de Outubro e 23-24 de Outubro). A decisão do título continental, também a duas mãos, acontece no período de 2-4 de Novembro e 6-7 de Novembro.

Domínio magrebino
Tunísia, Marrocos e Argélia, todos da região do Magrebe, entram com duas equipas. África do Sul, Angola, Botswana, Egipto, Guiné Conacri, Congo Democrático, Suazilândia, Togo, Uganda e Zâmbia completam a lista de países com representantes na prova.
Além do 1.º de Agosto, representado no Cairo pelo vice-presidente Paulo Ma-gueijo, passaram da última barragem o Mamelodi Sundowns (África do Sul), ES Sétif e MC Alger (Argélia), Township Rollers (Botswana), Al-Ahly (Egipto), Horoya (Guiné Concari), Wydad Casablanca e Difaâ El Jadidi (Marrocos), TP Mazembe (Congo Democrático), AS Togo-Port (To-go), Esperance de Tunis e Étoile Du Sahel (Tunísia), KCCA (Uganda) e Zesco United (Zâmbia).
O vencedor da Liga dos Campeões soma 5 pontos, o finalista vencido, 4, os eliminados nas meias-finais, 3, o terceiro classificado da fase de grupos, 2, e o quarto, 1. Angola ocupa a 17.ª posição do ranking de clubes do continente, com três pontos, numa classificação dominada  pelo Egipto, 85, Tunísia, 76, e Congo Democrático, 70, nos três primeiros lugares.
A cerimónia, a ser realizada no Hotel Ritz-Carlton, tem transmissão televisiva nos canais Supersport. 
Gilberto, antigo capitão da Selecção Nacional de Futebol de Honras, Palancas Negras, é uma das figuras convidadas pela organização para abrilhantar o evento. Naquele país do magreb, Gilberto defendeu as cores do Al Ahly.

Tempo

Multimédia