Desporto

Guerreiros conhecem hoje adversários do Africano

Teresa Luís

O sorteio da 24ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) de andebol sénior masculino acontece hoje, às 17h00, no El Mouradi Gammet Hotel de Tunis, Tunísia, país que acolhe a referida competição em Janeiro do próximo ano, sob a égide da Confederação(CAHB).

Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Tunísia, Angola, Quénia, Marrocos, Nigéria, Senegal, Camarões, Argélia, Cabo Verde, Congo, Costa do Marfim, Congo Democrático, Egipto, Gabão, Guiné Conacri e Zâmbia são as selecções inscritas para a prova. 

A conquista do título continental qualifica o país vencedor para os Jogos Olímpicos de Tóquio'2020, e os três ocupantes do pódio apuram-se para o Campeonato do Mundo de 2021, a decorrer no Egipto. A julgar pelos resultados alcançados na última edição do CAN, Tunísia (campeão), Egipto (prata) e Angola (bronze) são à partida candidatos aos lugares cimeiros. />O "sete" nacional, às ordens de Filipe Cruz, ambiciona fazer uma preparação à dimensão da competição, embora ainda não esteja definida a data para o arranque dos trabalhos. Depois, da conquista da medalha de ouro nos Jogos Africanos de Rabat, o combinado angolano quer manter a senda de triunfos a nível continental. À margem do sorteio, a CAHB organizou durante três dias em Sousse, uma acção formativa dirigida aos delegados desportivos.
A acção, cuja prelecção esteve a cargo de Marek Goralczyc, especialista da Federação Internacional (IHF),visou o aprimoramento das capacidades técnicas dos formandos.

Tempo

Multimédia