Desporto

Hoquistas abrem hoje trabalhos na Cidadela

Armindo Pereira

A Selecção Nacional sénior masculina de hóquei em patins começa a trabalhar hoje, às 9h00, no Pavilhão Anexo II da Cidadela, tendo em vista o Campeonato Africano, que o país alberga de 8 a 10 de Março próximo, em Luanda, prova qualificativa para o Mundial da Espanha, em Julho deste ano.

Fotografia: DR

O seleccionador nacional, Fernando Fallé, orienta a primeira sessão apenas com 17 hoquistas que evoluem no Campeonato Nacional, dos 22 jogadores convocados para a "operação africano". Após três dias de preparação (segunda, quarta e quinta-feira) o técnico faz a primeira triagem. Sábado, no Multiusos do Kilamba, passa a trabalhar com apenas 13 atletas.
Os cinco atletas que actuam na diáspora integram os trabalhos quatro dias antes do arranque do africano. Posteriormente, a equipa técnica escolhe os dez hoquistas que representam Angola no Mundial, onde a selecção, em caso de qualificação, vai com o objectivo de igualar ou melhorar o quinto lugar conquistado em 2017, na China, a melhor classificação de sempre.
Moçambique, Egipto e possivelmente África do Sul serão os adversários do combinado nacional. A selecção lusófona do Índico é o principal alvo a abater na óptica do técnico, face ao favoritismo teórico de ambas na competição, dado o histórico de participações em campeonatos do mundo.
Pedro Watanga, Anderson Silva "Nery", Adilson Diogo "Pi", Márcio Fernandes, Geovety, Martin Payero, Tino, Walter, Ny, Estevão Dala, Dori, Sérgio Lukukurico, Zidane, Bruno, Chiquinho, Jú, Guedes, Beto, Francisco Veludo, André Centeno, João Pinto e Big são os 22 convocados.

Tempo

Multimédia