Desporto

Hugo López pode treinar 1º de Agosto

Anaximandro Magalhães

O espanhol Hugo López, 44 anos, pode ser o próximo treinador da equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, em substituição do angolano Walter Costa, apurou o Jornal de Angola, de fonte ligada ao processo.

Treinador natural de Valladolid está na calha para substituir o angolano Walter Costa
Fotografia: DR

O técnico, natural de Valladolid, está em negociações avançadas com a direcção do clube rubro e negro, presidido por Carlos Hendrick da Silva. Segundo a fonte, a efectivação está dependente de alguns pormenores, por essa razão: “a assinatura não se concretizou. As restrições impostas pelo combate à propagação da pandemia da Covid-19 têm atrasado o dossier”.

Um ano e outro de opção são as propostas de contrato em cima da mesa. O interesse agostino ganhou entusiasmo pelo facto de López ser conhecedor do basquetebol angolano, pois, no único ano (2016) à frente da extinta equipa do Recreativo do Libolo, da província do Cuanza-Sul, conquistou o Campeonato Nacional, Taça de Angola, Supertaça Wlademiro Romero e Torneio Victorino Cunha.

Neste ano, foi finalista vencido da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Contactado pelo JA, o director para o basquetebol, Joaquim Gomes “Kikas”, disse: “não confirmo esta informação”.

Kikas nega

Questionado sobre a duração do contrato com o actual técnico, respondeu: “vai até 31 deste mês. Mas não é ponto assente que o treinador Walter Costa não continuará. Por outro, acho prematuro falar desta situação, sobretudo pelo facto de o Campeonato Nacional ter sido anulado recentemente e de ainda não haver data para o arranque do próximo”.

Percurso do técnico

Hugo López foi o terceiro treinador estrangeiro a orientar o Libolo, depois de Luís Magalhães e Norberto Alves, ambos portugueses.

Fez a sua formação académica nos Estados Unidos da América, com mestrado em Educação Física.

No regresso à Espanha, país natal, Hugo López trabalhou como adjunto no Guipúzcoa e no Real Madrid, onde venceu a Copa do Rei, a Liga Endesa e a Euro-League, em 2014. Passou pelo Malabo Kings, da Guiné Equatorial, de onde saiu para o clube espanhol Fuenlabrada, em 2015. No ano seguinte comprometeu-se com o Halifax Hurricanes e daí assinou com o Libolo. Em 2018, orientou a Selecção da Suíça, e em 2019, a equipa Ciudad de Valladolid. Este ano foi considerado o melhor treinador do ano da LEB Oro. O prémio foi o terceiro da carreira.

Antes foi distinguido com o LEB Gold, atribuído na Liga canadense com os Furacões Halifax. O segundo foi quando orientava o Recreativo do Libolo. Segundo o site espanhol Marca, Hugo López trabalha individualmente durante o Verão, com Serge Ibaka, craque dos Toronto Raptors da NBA a Liga norte-americana de basquetebol mais mediática do mundo.

Constituição do plantel

Integram o plantel do 1º de Agosto os seguintes atletas: Armando Costa, Hermenegildo Santos “Gildo” e Carlos Cabral (bases), Emanuel Amauris “Manny Quezada” e Juscelino Ricardo (extremos-bases), Mohamed Malick Cissé, Pedro Bastos, Islando Manuel, Edson Ndoniema, Fidel Cabita (extremos), Eduardo Mingas, Jamar Samuels, Mutau Fonseca, Felizardo Ambrósio “Miller” e Teotónio Dó (postes).

Tempo

Multimédia