Desporto

Humberto Mendes “Big” exalta motivação

Silva Cacuti

A poucos dias de encerrar o estágio, que decorre em terras portuguesas, a Selecção Nacional vive um ambiente de muita motivação em torno da participação no Campeonato Mundial, inserido na segunda edição dos Jogos Mundiais da Patinagem que decorre, na China de 4 a 14 de Julho.

“Cinco” nacional tem a ambição de melhorar o quinto lugar alcançado no mundial da China
Fotografia: DR

Humberto Mendes “Big”, médio-atacante da equipa, considera excelente o momento que se vive no grupo. “A equipa está boa, estamos todos bem dispostos e a trabalhar numa mesma linha. O Nery está bem. Graças Deus, não há ninguém lesionado, estamos todos motivados e esperamos fazer uma boa prova”, disse o jogador.

Humberto Mendes “Big”, 26 anos, trocou no princípio do corrente mês o Noia, 5º classificado da Ok Liga, pelo Cittylift de Girona, cidade onde começou a aventura no hóquei em patins europeu.
Ao sair do Petro de Luanda, equipa de formação, Big foi recebido pelo Geig de Girona, teve passagens pelo Manleu, Caldes e até à época passada actuou pelo Noia. O jogador apontou 9 golos na época passada da Ok Liga. O Cittylift é uma equipa mais modesta que o Noia, 9º lugar, pelo que factores económicos podem ter pesado na balança para a mudança de ares.
Big tem três presenças em mundiais de seniores e duas na prova de juniores. Neste ano o jogador trabalha com o objectivo de “ajudar” a equipa a melhorar o quinto lugar da última edição do mundial.
Hoje a equipa volta a aprimorar a táctica ofensiva, depois de ontem ter defrontado, em mais um jogo amistoso, a equipa portuguesa da Associação Desportiva São Joanense. Antes tinha defrontado o Riba D’Ave, a quem venceu por 7-3, com golos de João Pinto (3), Martin Payero, Big, Centeno e Chipico. A Selecção Nacional ruma para Barcelona no dia quatro de Julho. Efectua o treino de adaptação à pista do pavilhão Isaac Gálvez, em Villa Nova i la Geltru, palco dos jogos da primeira fase do mundial, no dia cinco.
No dia seis, Angola começa a participação no Mundial a defrontar a Itália, na abertura do grupo A, às 18h00.
A oito de Julho, a Selecção Nacional mede forças com a similar da França, em partida da segunda jornada, marcada para as 11h00. No dia seguinte, 9, defronta a similar da Espanha, para encerrar o grupo A, preliminar.
Fernando Fallé tem a seu serviço os seguintes atletas: guarda-redes Francisco Veludo, Estevão Dala; jogadores de campo, Adilson Diogo “Pi”, Argentino Agostinho “Tino”, Anderson Silva “Nery”, Sérgio Lukukurico, Josemar Tavares “Zidane” e Francisco Eduardo “Chiquinho, João Pinto, André Centeno, Humberto Mendes “Big” e Martin Payero.

Tempo

Multimédia