Desporto

Importância do exercício físico reúne peritos

Teresa Luís

Com o objectivo de actualizar e dotar os professores de Educação Física e responsáveis de ginásios de conhecimentos, a Galeria dos Desportos realizou, ontem, uma palestra sobre o exercício físico, inserida nas comemorações do aniversário do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), assinalado a 11 do corrente.

Médico João Mulima explica os benefícios para a saúde
Fotografia: José Cola | Edições Novembro

Durante a intervenção, o director do Centro Nacional da Medicina do Desporto, João Mulima, afirmou que qualquer indivíduo está habilitado para a prática do exercício físico, a partir dos seis anos. Todavia, é importante submeter-se a uma avaliação médica, cuja validade é de 12 meses. “Todos podem fazer, mas nem todos podem fazer tudo. Os benefícios para a saúde são inúmeros.
Em função do que for diagnosticado na avaliação médica, será definido o tipo de actividade física. Às vezes as pessoas começam a fazer exercícios sem os exames exigidos, e dali advêm muitos riscos. Os testes devem ser feitos por um médico”, explicou.
Sobre as vantagens, João Mulima argumentou: “a perda de peso e a redução do colesterol. Por outro lado, previne o cancro e a diabete. Controlo da hipertensão arterial, da ansiedade, fortalecimento do sistema imunitário, combate da osteoporose, melhoria da libido e a postura são outros benefícios garantidos”.
Entre as diferentes práticas, o médico aconselhou cinco, designadamente a corrida, natação, dança, pedalar e andar na dose certa, ou seja entre os 60 a 85 por cento da frequência cardíaca máxima.
Por sua vez, Fernanda Menezes, em representação da Galeria dos Desportos, afirmou que a palestra vai ajudar os professores de Educação Física a direccionar o exercício.
“Devemos actualizar os nossos conhecimentos. Este encontro faz parte do plano de acções, com vista à troca de experiência. No próximo mês vamos abordar a mulher e o desporto. Teremos aqui uma atleta, ou ex-atleta, para falar da sua experiência sobre o antes, durante e pós, sobre as dificuldades e vantagens”, explicou.

Tempo

Multimédia