Desporto

Incumprimentos marcam disputa do nacional da bola ao cesto

Armindo Pereira

O Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, que na época finda passou a designar-se de modo oficial Unitel-Basket, após o contrato firmado entre a Federação Angolana da modalidade (FAB) e a operadora de telefonia móvel, ficou marcado pelo incumprimento das inovações anunciadas.

Fotografia: Maria Augusta| Edições Novembro

As duas partes comprometeram-se disponibilizar, em Outubro do ano passado, transporte gratuito de ida e volta para o Pavilhão Multiusos do Kilamba, para quem tivesse ingressos para os jogos, mas tal não passou da intenção.   
A criação de vias para os adeptos com transporte gratuito visava facilitar a locomoção para o recinto, local onde o grosso das partidas do nacional foi disputado, com excepção dos desafios em que o 1º de Agosto e Interclube foram os anfitriões. 
Por outro lado, a operadora chegou a anunciar, através do serviço de SMS, que os amantes da modalidade passariam a seguir “os jogadores, resultados e classificação”.    Para tal, segundo o anúncio, bastava que os utilizadores enviassem a mensagem com a palavra “Basket” para o número 19151, ou ainda para unitel.ao/basket.
Quer o web site, quer o terminal disponibilizado não cumpriram com os propósitos para os quais foram criados.
A competição arrancou em Novembro de 2017 e somente nos últimos três meses o Portal Unitel Basket, na rede social Facebook, passou a publicar notícias sobre os resultados das partidas, que envolviam os principais candidatos ao título, 1º de Agosto, Petro de Luanda e Libolo.
Após a conquista do troféu pelos militares, em declarações à imprensa, Hélder Cruz “Maneda”, presidente da Federação, reconheceu as contrariedades que aconteceram ao longo da prova, mas considerou positivo o balanço geral. “Vamos continuar a trabalhar, no sentido de melhorar do ponto de vista organizativo”, revelou.
O valor envolvido no acordo de dois anos, entre ambas as partes, equivale a um milhão de dólares.                                                                                                                       

Tempo

Multimédia