Desporto

Inscrição de jogadores termina a 28 deste mês

Anaximandro Magalhães

As equipas que disputam a 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket, podem inscrever e transferir jogadores estrangeiros e angolanos até 28 do corrente.

Extremo-base norte-americano, Manny Quezada é o único forasteiro a jogar em Angola
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro |

A prerrogativa é destinada somente às formações que não tenham inscrito ainda os 16 atletas permitidos pelos regulamentos da competição. Outro pressuposto é que os atletas não tenham jogado na presente época no campeonato.
Exceptuando o Clube Formação Desportivo Kwanza, única com preenchimento total de inscrições, as restantes oito podem fazê-lo dentro dos prazos estabelecidos.
O 1º de Agosto, às ordens de Paulo Macedo é a única que conta com apenas um forasteiro no seu plantel, Emanuel Amauris “Manny Quezada”. O extremo-base de nacionalidade norte-americana, 1,89 metros, é neste momento o único estrangeiro a alinhar no nacional maior da bola ao cesto.
Por sua vez, o Petro de Luanda está com dificuldades para contratar reforços.
Os petrolíferos podem disputar a fase de grupos da I edição da AfroLiga dos clubes campeões africanos, a decorrer de 15 a 17 de Fevereiro, em Antananarivo, Madagáscar, sem os préstimos de qualquer jogador estrangeiro.Recentemente em declarações ao Jornal de Angola, o vice-presidente do clube tricolor, Artur Barros, assumiu estar cada vez mais difícil trazer atletas oriundos de outras paragens do globo para reforçar o plantel da equipa do Eixo Viário, por estes estarem a exigir garantias de pagamento.
“Para assim procedermos, temos de ter contratos assinados, pois só assim os bancos fazem transferências. De outro modo, fica complicado. A disponibilidade de divisas tem sido o grande empecilho”, explicou.
Sem rodeios, Barros assumiu que os alvos dos petrolíferos orientados tecnicamente por Lazare Adingono são o extremo-poste Jekel Foster e o poste Jason Cain, ambos de nacionalidade norte-americana. Foster, ex-Sport Libolo e Benfica, instituição com a qual rescindiu contrato por atraso nos pagamentos de salários, parece estar mais próximo de vestir-se de tricolor ao peito, contrariamente a Cain, jogador que já se sagrou campeão nacional, em 2015, ao serviço do Petro.

Taça dos Clubes
Na sexta-feira, o 1º de Agosto dá início à disputa da fase de grupos da Taça dos Clubes, no Grupo C, com sede na cidade do Cairo, Egipto. A prova arranca a 8 e termina a 10. Os militares defrontam o Al Ahly, formação anfitriã, Ferroviário da Beira (Moçambique) e REG (Rwanda).
O Petro joga de 15 a 17 deste mês, no Grupo D, ao lado do Smouha SC (Egipto); BC Mazembe (Congo Democrático) e COSPN (Madagáscar).
De 22 de Março a 14 de Abril, joga-se a Elite8, constituída pelas oito melhores equipas, enquanto a final disputa-se de 3 a 5 de Maio. Até à data presente, a Liga dos Campeões em basquetebol era jogada no sistema concentrado, num único país.
Eis a composição dos restantes grupos: (A) AS Salé (Marrocos); R. Hoopers (Nigéria); JS Kairouan (Tunísia) e SLAC (Guiné-Conacry). Grupo B: ES Radés (Tunísia); Defenders (Nigéria); Elan BBC (Benin) e BC Terreur (Congo).
O AS Salé de Marrocos é o detentor de troféu, ganho em 2017 na Tunísia.

Tempo

Multimédia