Desporto

Inter domina nacionais de corta-mato na Huíla

Arão Martins | Lubango

David Elias, atleta do Interclube, venceu ontem o Campeonato Nacional de atletismo, na disciplina de corta-mato, ao cronometrar 34 minutos e 24 segundos, prova disputada na província da Huíla, num percurso de dez quilómetros.

David Elias, do Interclube, venceu a corrida de dez quilómetros
Fotografia: Arão Martins | Edições Novembro

Os fundistas Luís Kuvingu (Inter) e Tiago Baptista (Petro), completaram o pódio, com os registos de 34:38 e 35:38, respectivamente. Em feminino, Ernestina Paulino, do Inter, foi a mais rápida, com a marca de 31:06, numa distância de oito quilómetros.
Neide Dias, do 1º de Agosto, e Adelaide Machado, do conjunto do Rocha Pinto, ocuparam as posições imediatas, com os tempos de 31:29 e 32:15. Ernesto Naole (Jamba Sport), José Nambalo (Interclube) e Daniel Emídio (Desportivo da Huíla) brilharam nos juniores masculinos, num trajecto de seis quilómetros.
Margarida Tchikuenje, Joana Haleca e Cristina Viera, atletas do Jamba Sport, totalizaram o pódio. Na classe juvenil, quatro quilómetros, António Xavier, do Petro de Luanda, é o campeão nacional. Arão Tomás, da equipa da Polícia e Fernando Magalhães, da militar ocuparam o segundo e terceiro postos.
Em femininos, a medalha de ouro coube a Francisca Walende (Desportivo da Saúde), com 16:55, enquanto Ester Joaquim (Petro) 17:26, e Graciana (Inter) 17:55, terminaram nas posições imediatas.
Na classificação por equipas, o Interclube conquistou o troféu, com 12 pontos, seguido pelo Petro de Luanda e 1º de Agosto. Participaram na prova mais de 250 atletas das províncias da Huíla, Huambo, Cuanza-Sul, Luanda, Namibe e Cuando Cubango.

Tempo

Multimédia