Desporto

Luanda volta a falhar Zonal de Apuramento pela quarta vez

António de Brito

Com a província de Luanda, a ser a grande ausente da prova, a 30ª edição do Zonal de Apuramento para o Girabola 2019/2020 arranca no dia 16 de Fevereiro com a participação de sete equipas, designadamente 1º de Maio de Benguela, Domant FC do Bengo, Sporting de Benguela, Ferroviário do Huambo, Jackson Garcia de Benguela, AKC do Cunene e Wiliete de Benguela.

Fotografia: Miqueias Machangongo | Edições Novembro

Luanda, maior pólo de desenvolvimento do futebol angolano, volta a falhar a competição, pois não realiza há quatro anos o campeonato provincial sénior da modalidade, por falta de competidores. Disputam o torneio apenas as províncias que efectuaram os seus campeonatos.
Na presente edição da prova, realce para a província de Benguela, que participa com quatro equipas, designadamente 1º de Maio, Sporting, Jackson Garcia e Wiliete, no intuito de garantir uma das três vagas na maior festa futebolística do país.
As outras províncias surgem com uma equipa, sendo o Domant de Bula Atumba do Bengo, Ferroviário do Huambo e AKC do Cunene.
Das formações participantes, 1º de Maio de Benguela, Domant FC do Bengo e Sporting de Benguela são as principais candidatas ao regresso à primeira divisão. />Campeão nacional em 1983 e 85, o 1º de Maio persegue o oitavo regresso ao Girabola, depois da despromoção no ano passado. O Domant  procura marcar presença pela terceira vez , após a participação em 2015 e 2018. Já o Sporting de Benguela tenta a sua sorte pelo segundo ano consecutivo, depois da última participação em 1992.
Na jornada inaugural, o 1º de Maio recebe o AKC do Cunene, no Estádio Municipal Edelfride da Costa Pa-lhares “Miau”. No “dérbi” benguelense, o Sporting baptiza a estreia do Wiliete. O Jackson Garcia defronta o Ferroviário do Huambo, ao passo que o Domant descansa na ronda, por imperativo de calendário. A prova é disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas, pelo que os três primeiros classificados ascendem ao escalão principal.

Tempo

Multimédia