Desporto

Maratonas desportivas marcam comemorações

Teresa Luís

Oitenta atletas, em ambos os sexos, de distintos escalões de formação, participam a partir de hoje até à próxima sexta-feira nas “maratonas” desportivas, enquadradas nas comemorações do 40º aniversário do Comité Olímpico Angolano (COA), que se assinala no domingo.

Xadrez é uma das modalidades a entrar nos festejos do COA
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Torneios de xadrez, futebol, basquetebol e judo vão ser disputados durante oito dias. Amanhã acontece a Assembleia-Geral do COA, visando avaliação e aprovação do relatório de contas e de actividades da instituição presidida por Gustavo da Conceição no ano transacto.
Após a reunião com os associados, são homenageadas duas figuras do desporto ligadas a criação do Comité Olímpico. Segundo o secretário-geral do COA, António Monteiro “Bambino”, tudo está acautelado para as comemorações.
“Temos tudo pronto. Após a assembleia, vamos homenagear António de Matos, antigo presidente da Federação de Natação, e Rogério da Silva primeiro dirigente do órgão reitor do xadrez e ex-presidente do comité. Pretendemos reverenciar essas figuras. São pessoas que muito fizeram para o desenvolvimento do desporto, e estiveram presentes na fundação do COA”, disse o secretário.
Quatro presidentes passaram pelo COA desde a sua criação em 1979: Augusto Teixeira (1979/1980), Germano Araújo (1981/1992), Rogério da Silva (1993/2004) e Gustavo da Conceição, no cargo há 14 anos.
A primeira participação de Angola nos Jogos Olímpicos ocorreu em 1980, Moscovo, seguiram-se as presenças em Seul'1988, Barcelona'1992, Atlanta'1996, Sydney'2000, Atenas'2004, Pequim'2008, Londres'2012 e Rio'2016.

Tempo

Multimédia