Desporto

Misto de Cabinda arrebata título nacional no Cuito

O Misto de Cabinda conquistou, ontem, o título de campeão da XV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, ao vencer na final o Uíge, por 39-34, no Pavilhão do Sporting do Bié, na cidade do Cuito.

Fotografia: Angop

Ao intervalo, o conjunto de Cabinda já vencia o adversário, por 19-14, numa primeira parte marcada pelo equilíbrio e falta de eficácia das equipas nos lançamentos debaixo do cesto.
Nas meias-finais, Cabinda precisou de uma mãozinha do trio de arbitragem, chefiado pelo juiz Michel Paulo, para vencer o Cazenga, por 56-53. Andrade Gonçalves e Fernando Jesus foram os outros árbitros do jogo.
Já o Uíge lutou bastante para conservar a vantagem trazida dos três primeiros quartos da partida, para derrotar o galvanizado e sensacional conjunto do Cuanza-Norte, por 42-41.
Antes para a decisão do terceiro lugar, o Misto do Cazenga, actual campeão nacional e vencedor da Supertaça, foi derrotado no período da manhã pelo Cuanza-Norte, por 43-48. Ao intervalo, a formação da capital do país perdia, por 15-23, num desafio em que evidenciou falta de eficácia debaixo do cesto, problemas físicos e concentração dos seus integrantes na construção das jogadas ofensivas.
A equipa ressentiu-se também da ausência do poste Cananito Alexandre, que foi punido pela organização por ter-se insurgido com o árbitro Fernando Jesus, da Huíla, na partida das meias-finais com o Misto de Cabinda, disputada terça-feira à noite.
O Cazenga perdeu diante do adversário, por 53-56, num desafio marcado pelo equilíbrio, sobretudo no último quarto do jogo.

Tempo

Multimédia