Desporto

Morreu o ex-futebolista do Sporting Rui Jordão

Rui Jordão, ex-avançado do Sporting e da selecção de Portugal, morreu esta sexta-feira aos 67 anos, disse à agência Lusa fonte do Hospital de Cascais. O antigo avançado dos 'leões' estava internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco.

Fotografia: DR

Rui Manuel Trindade Jordão, mais conhecido no mundo do futebol por Jordão, era apelidado de 'Gazela de Benguela'. Nasceu em Benguela a 9 de Agosto de 1952. Chegou a Lisboa para ser integrado nos juniores do Benfica na época 1970/71. Saltou para a equipa principal do Benfica onde esteve cinco temporadas, até mudar-se para Espanha, para jogar no Saragoça, na época 1976/1977.

Voltaria um ano depois a Lisboa, mas para jogar no rival dos 'encarnados'. Esteve dez temporadas no Sporting, entre 1977 e 1987, interrompido para uma aventura nos Estados Unidos da América, onde jogou no Jacksonville Tea Men. Terminaria a carreira no Vitória de Setúbal, na época 1988/1989. Fez parte da selecção de Portugal que esteve no Euro1984, em França, onde esteve à beira de ser herói frente à selecção da casa nas meias-finais. Marcou os dois golos de Portugal, mas Platini roubou-lhe o protagonismo e apurou os gauleses para a final da prova.

Ao todo, fez 43 jogos pela selecção portuguesa e marcou 15 golos. Jordão foi melhor marcador do campeonato português nas épocas 1975/76 e 1979/80, tendo conquistado seis títulos de campeão nacional, três Taças de Portugal e uma Supertaça portuguesa.

 

Tempo

Multimédia