Desporto

Nacionais de voleibol são jogados em Benguela

António de Brito

A província de Benguela acolhe de 17 a 18 de Dezembro, na cidade do Lobito, os campeonatos nacionais de voleibol de praia, em ambos os sexos, depois de ter albergado em Setembro, as provas de sala dominadas pelo 1º de Agosto nas duas classes.

Atletas de seis províncias disputam o campeonato de praia
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

À semelhança do ano passado, Lobito voltou a responder favoravelmente ao caderno de encargos da Federação Angolana de Voleibol (FAV), face as condições disponíveis.
Além de Benguela, a competição conta com a participação de duplas de Luanda, Namibe, Cuanza-Sul, Bié, Huambo e Huíla. As duplas vão estar inseridas em séries de quatro equipas cada uma.
Nas meias-finais, o primeiro classificado defronta o quarto, enquanto o segundo joga com o terceiro. Os vencedores disputam a final no areal da praia da Restinga.
Luanda, maior pólo de desenvolvimento da modalidade, é a principal candidata a conquistar os troféus nas duas classes. Desde o surgimento do voleibol de praia há dez anos, o título nunca saiu da capital do país.
Em declarações ao Jornal de Angola, o secretário-geral da Federação Angolana de Voleibol, José Monteiro, disse que Benguela manifestou interesse em albergar a prova, depois de o ter feito nos nacionais de sala.
“Estamos felizes por Benguela ter assumido a disputa de mais uma prova do calendário da federação. Para nós, é um motivo de grande satisfação, pois cumprimos com o programa idealizado para este ano, que passa pela realização de ambas as competições.”O dirigente antevê “que a prova vai superar as expectativas dos amantes da modalidade.”

Tempo

Multimédia