Desporto

Nacional de atletismo de pista agita Estádio dos Coqueiros

António Cristóvão

A 20ª edição do Campeonato Nacional de Pista de Atletismo, em ambos os sexos, para atletas com deficiência, começa hoje, às 8h30, com as preliminares dos concursos de lançamento de peso, saltos, corridas de velocidade e meio fundo, no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, com a participação de atletas de 14 das 18 províncias do país.


Fotografia: M. Machangongo | Edições Novembro

Nesta prova, o destaque recai para a luta pelos lugares cimeiros entre os corredores do Huambo e de Luanda nas disciplinas de velocidade. José Manuel "Zeman", director técnico do Comité Paralímpico Angolano (CPA), disse, ontem ao Jornal de Angola, que para o concurso de lançamento de peso, dardo e disco estão inscritos cinco atletas femininos e 12 masculinos. Na prova de salto em comprimento vão competir cinco concorrentes femininos e 16 masculinos. Estão reservadas também competições dos 100, 200 e 400 metros, em ambos os sexos, seguida pelas corridas de meio fundo.

Sábado, a partir das 8h30, para a conclusão da campeonato são disputadas as finais dos 100, 200 e 400 metros, meio fundo (800 e 1500 metros) e fundo (3000, 5000 e 10000).

"Zeman" aguarda pela concorrência de 250 atletas, repartidos nas provas de velocidade, lançamentos de peso, dardo e disco e saltos em comprimento, em representação das províncias do Bengo, Benguela, Bié, Cuanza-Norte, Cuanza-Sul, Cuando Cubango, Huambo, Huíla, Luanda, Malanje, Moxico, Namibe, Uíge e Zaire. Os atletas do Namibe e Zaire, que chegaram hoje, foram os primeiros a marcar presença no palco do evento. As delegações ficam alojadas no Centro Regional Profissional de Reabilitação Física " António Agostinho Neto", em Viana.

 

Tempo

Multimédia