Desporto

Natália e Juliana reforçam Pérolas

Teresa Luís

Os regressos de Natália Bernardo (meia-distância) e Juliana Machado (ponta), após dois anos de ausência, são os destaques da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, visando a disputa do Torneio Carpati Thophy, em Bucareste, Roménia.

Meia-distância do conjunto militar Natália Bernardo
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Por motivos de ordem pessoal, as duas andebolistas do 1º de Agosto deixaram de representar o combinado angolano, em 2016, depois do Africano de Luanda. Ambas foram reintegradas no conjunto militar no ano passado, durante a Taça de Angola.
Natália e Juliana competiram recentemente na Supertaça “Babakar Fall” e Taça dos Vencedores das Taças.
As pontas Iracelma Silva e Natália Kamalandua também mereceram a confiança de Soubak e regressam ao convívio das Pérolas. Carolina Morais é a ausência mais sonante. A ponta milita actualmente no Vippers Kristiansand da Noruega.
O “sete” nacional apresenta-se a 22 do corrente, no anfiteatro Paulo Bunze, sede da federação. Em Bucareste, Angola defronta as similares do Japão, Rússia e Roménia.
O Torneio Carpati Thophy está inserido na primeira semana da IHF (Federação Internacional de Andebol). />Por essa via, Soubak e comandadas começam a projectar a presença no Campeonato do Mundo do Japão, agendado para Dezembro. Além do Mundial, no mês de Agosto, a selecção disputa a 12ª edição dos Jogos Africanos, em Marrocos, com o objectivo de revalidar o título continental.
No mês seguinte joga o Torneio Pré-Olímpico no Senegal, com vista a presença na maior montra desportiva mundial. Com 12 jogadoras, o 1º de Agosto domina a convocatória seguido pelo Petro, com quatro.
Teresa Almeida “Bá” e Helena de Sousa (guarda-redes), Albertina Kassoma e Liliana Venâncio (pivôs), Helena Paulo, Isabel Guialo “Belinha” e Vilma Neganga (centrais), Iracelma Silva, Janeth Santos, Juliana Machado e Natália Kamalandua (pontas), Natália Bernardo, Vilma Silva, Wuta Dombaxi, Ruth João e Magda Cazanga são as atletas convocadas.

Tempo

Multimédia