Desporto

Ndongala Pangui assume presidência

António Cristóvão

Ndongala Pangui assumiu no final de semana a presidência da Federação Angolana de Jiu-jitsu e Desportos Associados (FAJUJ e DA), por decisão dos filiados, durante a Assembleia-geral ordinária, realizada no anfiteatro Paulo Bunze, no Complexo da Cidadela, em Luanda.

Fotografia: DR

O novo presidente da FAJUJ e DA, que substituiu Nzuzi Sebastião na direcção do organismo reitor da modalida-de, foi vice-presidente para a área técnica.
Ndongala Pangui disse que a sua prioridade vai para a transparência financeira do organismo reitor e a entrega de um dos dois tatames (tapete para os combates) a uma das associações provinciais.    
Nzuzi Sebastião foi demitido da função por ter retirado dos cofres da instituição três milhões e seiscentos mil kwanzas (3.600.000.00), de acordo com o relatório e contas apresentado na Assembleia-geral.
O presidente demitido fez saber que daquele montante financeiro falta ressarcir a federação o valor de um milhão e cento e dezassete mil kwanzas (1.117.000.00).
“Assumo que retirei o di-nheiro. Solicitei e autorizaram-me. Já devolvi  quase 90 por cento do valor. O objectivo era atingir o presidente, porque para o dinheiro sair, foram precisas duas assinaturas”, esclareceu Nzuzi Sebastião.
Os associados discutiram o relatório e contas, mas sem a aprovação dos filiados devido ao fosso financeiro apresentado na reunião.
Além do relatório e contas, os representantes das associações provinciais também não aprovaram o plano de actividades de 2018 e os estatutos da FAJUJ.

Tempo

Multimédia