Desporto

Organização avalia estado do percurso

Teresa Luís

O elenco directivo da Federação Angolana de Atletismo (FAA) e os membros da equipa técnica do Governo da Província de Luanda (GPL) realizam hoje à noite a quarta vistoria ao percurso da 62.ª edição da corrida de São Silvestre, que se disputa a 31 do corrente, na distância de dez quilómetros.

Com as verbas garantidas a participação na corrida de atletas estrangeiros está assegurada
Fotografia: José Soares| Edições Novembro


Bernardo João, presidente da FAA, afirmou que 95 por cento do traçado encontra-se apto, mas ainda há anomalias registadas na Avenida Ho Chi Min. “Infelizmente, grande parte dos cabos eléctricos dos postos de iluminação pública foram vandalizados. A equipa do GPL está atenta e garantiu resolver o problema com a maior brevidade. Outra dificuldade tem a ver com o lixo em determinadas zonas. As empresas de recolha também estão empenhadas em solucionar  essa questão”, explicou o dirigente federativo.
No capítulo financeiro, Bernardo João disse que a situação está salvaguardada. “A verba está acautelada. Agora vamos fazer o nosso trabalho”, garantiu. Até ontem estavam inscritos mais de mil atletas, mas a meta da federação é inscrever três mil.
“Estamos com os postos de inscrição lotados. Há muita gente com vontade de participar. Já estávamos à espera desta adesão do público”, esclareceu o presidente. As inscrições encerram na terça-feira.
João Ntyamba, vice-presidente da FAA, apelou à sociedade a juntar-se à festa e realçou que os fundistas nacionais têm a oportunidade de melhorar as marcas individuais “e possam honrar a nossa bandeira”.
“Em relação os estrangeiros, acrescentou, espero que devem trazer outra qualidade à corrida, que já é uma marca nacional. O percurso carece de algumas melhorias e serão superadas nos próximo dias”. 
O “meeting” internacional Demósthenes de Almeida vai ser disputado no dia 2 de Janeiro, no Estádio Municipal dos Coqueiros, com provas nas distâncias de 5.000, 3.000 e 1.500 metros e outras especialidades.
A corrida de fim de ano São Silvestre começa no Largo da Mutamba, passando pelas avenidas Amílcar Cabral, Revolução de Outubro, Ho Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e Estádio Municipal dos Coqueiros.

Tempo

Multimédia