Desporto

Árbitros e técnicos são capacitados em Luanda

António Cristóvão |

A Associação Provincial de Judo de Luanda (APJL) escolheu onze árbitros, alguns técnicos e capitães de clubes, escolas e academias da capital, para frequentarem um curso sobre as novas pontuações e penalizações, que começou ontem e encerra na quinta-feira no período da manhã, na escola Nimi ya Lukeni  (ex-Escola da Jota) no distrito urbano do Rangel.

Presidente da associação luandense de judo (de pé) acompanha o desenrolar do seminário
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

A informação foi avançada, ontem, ao Jornal de Angola, pelo  presidente de direcção, Edilson Júlio "Mestre Cheno", que anunciou também a realização da I edição do torneio individual da Taça Herói Nacional, em ambos os sexos.
Para o seminário, a direcção da associação provincial convidou os prelectores Francisco Cristóvão, Pembele Aruna e Frederico Mendes, para as aulas teóricas e práticas no ginásio da escola Nimi ya Lukeni.
No curso, os prelectores dissertam sobre as novas pontuações, que desqualificam os atletas durante a competição, designadamente o wazari (dois wazzaris valem um ippon) e ippon (ponto completo que finaliza o combate). Em relação às penalizações, os prelectores  falam sobre Hansokumake (equivalente a um ippon), shido I (equivalente a um ippon e o atleta que recebe a penalização é eliminado), shido II (equivalente a um yuko) e shido III (equivalente a um wazari).
A acção formativa realiza-se no quadro da preparação do Campeonato Provincial na classe de juniores, em ambos os sexos, que está agendado para dia 30 deste mês, em local a ser definido pela instituição reitora da modalidade da capital. No dia 2 deste mês, no mesmo recinto, a associação provincial realizou um seminário sobre arbitragem e kata (exercícios coordenados do corpo), com a participação de mais de três dezenas de árbitros, técnicos dos clubes, escolas e academias.
"Mestre Cheno" fez saber que está a negociar com as direcções do Ferroviário de Luanda e Clube Nossa Senhora da Anunciação, para albergar os campeonatos. A direcção da Associação Provincial de Luanda controla onze árbitros oficiais.
As inscrições para a primeira edição do torneio individual da Taça Herói Nacional, na classe de seniores, em ambos os sexos, que se disputa no próximo sábado, às 9h00, na Casa da Juventude, no município de Viana, iniciam hoje e encerram na quinta-feira, na sede da Federação Angolana de Judo (FAJ), no Complexo da Cidadela, no distrito do Rangel. 
Para o torneio, que está inserido nas festividades do Dia do Herói Nacional, que se assinalou no domingo, confirma-se a presença dos judocas do 1.º de Agosto, Terra Nova, Grupo Desportivo Gamar, Yamashita, Yokodan, Escola de Judo Ngana Soba (Kilamba  Kiaxi), Olímpicos de Luanda, Escola Mãe Grande (Cazenga), Bombeiros do Cazenga, Uragan A e B, Escola de Judo do Rangel e a Selecção A e B.
Constam, igualmente na lista dos participantes o Interclube, Grupo Desportivo da Banca, Boavista, Escorpiões da Boa Fé, do município de Cacuaco, Escola de Judo do Marçal, Guedan, Nossa Senhora da Anunciação (município de Viana), Estrela do Zango, Budo Kuai, Cacuaco ya Baba, Bangú FC  e Escola Macovi.
Na sexta-feira, entre as 10h00 e as 18h00, realiza-se a pesagem dos judocas  na sede da federação e nas instalações da Casa da Juventude, ao passo que o sorteio está agendado para o dia dos combates. No sector feminino, o torneio vai ser disputado no sistema de peso e eliminatória directa dos menos 48 quilos, -52 kg, -57 kg, -63 kg, -70 kg, + 70kg e mais de 78 kg, durante as pelejas de quatro minutos.
Em masculinos, estão reservados os combates dos menos de 60 quilogramas, -66 kg, -73 kg, -81, -90 kg, -100 kg e + 100kg, também no sistema de eliminatória directa.
Os bilhetes para o torneio começam a ser vendidos na sexta-feira, no palco da competição e na sede da federação, ao preço de 250 kwanzas.
No dia 9 deste mês, no pavilhão principal da Cidadela, no distrito do Rangel, foi disputada a I edição do torneio por equipas Taça Herói Nacional, em ambos os sexos, com triunfos da equipa feminina do 1.º de Agosto e a Selecção do Cazenga A.
A Taça Herói Nacional, por equipas e individual, faz parte do calendário de provas da associação provincial e disputa-se anualmente no mês de Setembro.                           

Tempo

Multimédia