Desporto

Corta mato junta fundistas

Teresa Luís |

O Campeonato Nacional de corta mato é disputado amanhã às 8h00, na província do Huambo, com a participação de 111 fundistas nas categorias de juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

Favoritos à conquista da prova representam as equipas do 1º de Agosto e do Interclube
Fotografia: Nuno Flash|Edições Novembro

A prova é organizada pela Federação Angolana de Atletismo (FAA) em parceria com a Associação local.No escalão sénior masculino o campeonato é disputado na distância de 12 quilómetros, enquanto em feminino as atletas vão cumprir oito. Os juniores percorrem (oito e seis) e os juvenis (quatro e dois). A competição vai ter lugar na estufa fria, em circuito fechado, numa extensão de dois quilómetros. 
Interclube e 1.º de Agosto são candidatos ao título. Na formação da Polícia Nacional  o destaque recai para os fundistas Francisco Caluvi (vencedor da última edição da São Silvestre) e Ernestina Paulino (detentora do troféu de 2016).
Com o objectivo de alcançar a meta, os pupilos de Augusto Seco trabalham na cidade do Lubango. Na equipa militar, Simão Manuel e Rafael Epasse (primeiro e terceiro classificado da edição passada) e Teresa Theculile podem fazer a diferença. De modo a garantir o êxito da competição, os dirigentes federativos visitaram o local da prova.  O Interclube participa com 47 atletas, Atlético do Namibe (20), Jamba Sport (11), Desportivo da Saúde da Huíla (11), Petro de Luanda (dez) e 1.º de Maio de Benguela (cinco).
Na edição passada, na categoria de seniores, Simão Manuel (1.º de Agosto) venceu ao percorrer os 12 quilómetros com registo de 42 minutos e 16 segundos, seguido por Avelino Dumbo (Petro de Luanda) e Rafael Epasse ( 1.º do Agosto).
Em femininos, com a distância de oito quilómetros, Ernestina Paulino (Interclube) ocupou o primeiro lugar do pódio, com a marca de 28min31seg, à frente de Luciana Viengo e Inês Moma, também da formação da Polícia.
Em júnior masculinos, o Petro de Luanda dominou a prova por intermédio dos fundistas Bernardo Nanha, Mário Afonso e Ferraz André. Em feminino, Donana Benjamim, Verónica Ndala e Suzana Sambinga, todas do Atlético do Namibe, ocuparam o pódio.
Nos juvenis masculinos, Manuel Dumbo, Joaquim Gonçalves e Emílio Kachiunha (Interclube) ocuparam os lugares cimeiros. Filomena Paulo (Atlético do Namibe),  Graciana Mutito (Interclube) e Segunda Catema (1º de Agosto) destacaram-se em femininos.

SAPO Angola

Tempo

Multimédia