Desporto

Federação de Andebol sorteia nacionais jovens

Um total de 32 equipas, em juvenis masculinos e femininos, e 22 em juniores, também em ambos os sexos, competem em Janeiro na 38ª edição dos Campeonatos Nacionais de andebol, nas províncias do Huambo e Bié.

Futuro da modalidade vai estar em acção no mês de Janeiro
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Com base no sorteio realizado ontem de manhã nas instalações do Comité Paralímpico Angolano, as equipas de juvenis foram enquadradas em 4 séries, para disputa da fase preliminar, em ambas classes.
Os pavilhões do Petro do Huambo e Osvaldo Serra Van-Dúnem vão albergar as provas de juvenis masculinos e femininos, de 4 a 13 de Janeiro. 1º de Agosto, 1º de Maio de Benguela, Bravos do Maquis e Ara da Gabela integram a série preliminar A, reservada ao classe feminina. No Grupo B, encabeçado pelo Núcleo do 1º de Agosto de Benguela, vão competir ainda Petro do Huambo, Marinha de Guerra e Atlético do Namibe.
Escolinha de S. João, GD de Cacuso, Electro do Lobito e Petro de Luanda estão enquadrados na Série C, enquanto Maculusso, Chicapa da Lunda-Sul, Mora do Virei (Namibe) e Sporting  de Cabinda competem no grupo preliminar D.
O escalão juvenil, masculinos e femininos, vai disputar a primeira fase no sistema de todos contra todos, em quatro séries, apurando-se para os quartos-de-final os dois primeiros classificados de cada grupo.
As equipas qualificadas disputam o apuramento para as meias-finais em sistema cruzado, com o vencedor do Grupo A defrontar o segundo classificado do B e vice-versa.

Juniores no Cuito

Petro de Luanda, Progresso Sambizanga, EPAL, Sporting do Bié e Núcleo do 1º de Agosto de Benguela, em femininos, são os competidores do grupo preliminar A, em juniores. De um total de nove concorrentes, a prova vai ter ainda a Série B, com 4 equipas, onde se destacam 1º de Agosto e Marinha de Guerra, a par da Escolinha do Huambo e da Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL).
Na classe masculina estão inscritos 13 clubes nos juniores, escalonados em 3 séries, com o 1º de Agosto, Bravos do Maquis, Renascimento do Uíge, Vitória do Bié e Petro do Huambo, na A.

Tempo

Multimédia