Desporto

Judocas aprimoram capacidade física

António Cristóvão |

As Selecções Nacionais seniores de judo, em ambos os sexos, retomam hoje às 8h00, na Ilha do Cabo, em Luanda, as sessões de treinos visando a disputa do Campeonato Africano das Nações (CAN), a decorrer de 16 a 22 de Abril, na cidade de Túnis, Tunísia.

O técnico Yuri Paim está a trabalhar com metade dos atletas convocados. Os restantes juntam-se ao grupo no final do mês.
O seleccionador nacional está a aprimorar a condição física, num programa a ser cumprir até sexta-feira, enquanto no domingo a equipa nacional começa a fazer trabalho de ginásio, no município do Cazenga.
As sessões no “dojo” começam no final do mês, na Escola do 1º Ciclo Nimi Ya Lukeni, no Rangel. Nesta fase devem ser integrados  judocas do Bengo, Benguela, Cuanza-Norte e Huíla. A preparação dos aspectos técnicos e de combate realiza-se de 17 de a 23 de Março, ainda em Luanda.
Rodrigues João, dos menos 100 quilos, da equipa Blanc Mesnil Sport de França, e Mulaza Carlos, 73 kg, da Escola de Excelência de Judo de Bastos, da cidade brasileira de São Paulo, são os destaques na convocatória de Yuri Paim. As selecções nacionais viajam para o palco da prova a 12 de Abril, numa delegação oficial de 15 elementos.
Em Abril Angola conquistou uma medalha de bronze, no Africano disputado na ci­dade de Antananarivo, Madagáscar, apesar da ausência da equipa técnica, por falta de dinheiro. A Selecção Na­cional foi representada pelos atletas Neide Diassonema (-57 kg), Nair Garcia (-60 kg), Casimiro Bento "Miro" (-100kg) e António Vunge (-73 kg).

Tempo

Multimédia