Desporto

Lewis Hamilton está a um passo do Mundial

Paulo Pinha

O líder do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, Lewis Hamilton, alcançou a 80.ª  “pole-position” da carreira e larga hoje na primeira posição da grelha do Grande Prémio do Japão.

Piloto da Mercedes-Benz alcançou ontem a 80ª pole position
Fotografia: DR

Uma decisão arriscada da Ferrari no início da terceira e última sessão qualificativa atirou o alemão Sebastian Vettel para o oitavo lugar, beneficiando de uma penalização imposta ao francês Esteban Ocon, da Force India.
A escolha pelos pneus intermédios, quando um momentâneo aguaceiro molhou a pista do autódromo de Suzuka, ditou o desfecho desta sessão decisiva para a grelha do Grande Prémio do Japão, com partida marcada para as 6h10 deste domingo (horário de Angola).
Enquanto os Ferrari percorreram desnecessariamente uma volta com pneus para asfalto molhado, as quatro equipas restantes aguardaram pela confirmação de uma rápida mudança das condições atmosféricas, antes de lançarem os pilotos para a pista com os pneus adequados.
Mesmo sem esse percalço, dificilmente a Ferrari colocaria um dos carros na primeira linha da grelha de partida, pois Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes-Benz, passearam a sua classe no desafiante circuito da Honda nos treinos livres e na qualificação.
A largada pode ditar o resultado final, pois o piloto que chegar à primeira curva na frente do “pelotão” tem meio caminho andado para obter a vitória. A presença de Valtteri Bottas na primeira linha da grelha conforta o líder do campeonato do Mundo. O finlandês provou mais do que uma vez a sua lealdade para com a equipa e tudo fará para apoiar Lewis Hamilton.
Com 50 pontos (o equivalente a duas vitórias) de vantagem sobre Sebastian Vettel, o piloto britânico é o claro favorito à vitória no campeonato mundial.

 

Tempo

Multimédia