Desporto

Luciano Oliveira vence torneio Angola Livre

Eugénio Campos |

O Mestre Internacional Luciano Oliveira, do Grupo Desportivo da EPAL (GRUDE), sagrou-se ontem vencedor do torneio de xadrez “Angola Livre”, alusivo aos 42 anos da Independência Nacional, ao totalizar 6,5 pontos em 8 jornadas.

Foi o único Mestre Internacional na prova, depois da desistência de David Silva, do Progresso Sambizanga, que rumou para Mundial de juniores em Itália.
Vanderson Dias, do Progresso, ficou na segunda posição, com 6 pontos, valendo-se do melhor coeficiente de desempate no “Bulchoz” (33,5), em relação aos concorrentes com igual pontuação, casos de Carlos Ngunga, do Núcleo do Prenda (31,5), o Candidato a Mestre Amaro Lutuíma, da Macovi Sport Clube (28,5), o Mestre Fide Eduardo Pascoal (27) e o Candidato a Mestre João Simões (26), ambos do 1.º de Agosto. 
Na sétima e oitava posições, com 5,5 pontos,  ficaram Avelino Fernandes, da Selecção Militar (27), e António Gerciano, da Academia ISPTEC (25).
Cinco xadrezistas somaram 5 pontos, designadamente David Silva,  do Progresso Sambizanga (32), Cláudio Félix, da Escola de Xadrez de Viana JJ (29,5), Tito Agostinho, do 1.º de Agosto (26,5), António Xavier (24) e Tobias Nandjungo (21). 
A prova teve 52 participantes e o ritmo de jogo era de uma hora apenas para cada jogador terminar a partida.

Tempo

Multimédia