Desporto

Medalha de prata em ginástica é ganha pela selecção angolana

Teresa Luís |

A Selecção Nacional de ginástica masculina na especialidade de “tumbling” conquistou ontem a medalha de prata, na classificação por equipas, com (173, 25) pontos, prova referente aos sétimos Jogos da SADC, Região Cinco, disputada no Pavilhão Arena do Kilamba.

Falta de experiência na especialidade impediu a conquista de mais medalhas na prova
Fotografia: José Soares

Com (180,1) pontos, a África do Sul ocupou o primeiro lugar do pódio, Zimbabwe com (164,2) ficou com a medalha de bronze e Moçambique foi o último classificado. Em individual, o sul-africano Gaofenngwet Latsana conquistou a medalha de ouro, com (64,5) pontos. Mário Domingos (60,3) e Thato Dieg (59,3), nesta ordem, ocuparam as posições seguintes do pódio.
Carlos Rodrigues, Gerson Samuliu, Mário Domingos e Ronaldo Gaieta são os ginastas nacionais que participaram na competição. Sobre a prestação dos atletas, Auxílio Jacob afirmou estar satisfeito com o resultado, mas lamentou o pouco tempo de adaptação à pista.
“Os atletas tiveram apenas 4 dias para trabalhar na pista, por isso considero que foi ouro sobre azul. Se tivéssemos treinado por 20 ou 30 dias, com certeza não estaríamos contentes com o resultado. Conseguimos ombrear com a África do Sul, embora seja superior na disciplina de tumbling”, disse.
Os ginastas estrearam-se nos Jogos da SADC: “Embora seja estreia, contribuímos para o quadro de medalhas. Se prestarem atenção à ginástica e garantirem condições para os atletas evoluírem, teremos uma contribuição maior”. 
Jacob defendeu ainda que a prova devia ser disputada em três aparelhos, designadamente trampolim e duplo mini, de modo a garantir a conquista de mais medalhas.

Tempo

Multimédia