Desporto

Municipal dos Coqueiros acolhe nacionais de pista

Ao todo 142 atletas disputam hoje e amanhã, a partir das 8h00, a 37ª edição dos Campeonatos Nacionais de pista, denominados "Brumangol", no Estádio Municipal dos Coqueiros, nas categorias de juvenis , juniores e seniores, em ambos os sexos.

Pupilas de Apolinário Paquete levam vantagem nos cinco jogos com a equipa do Rio Seco
Fotografia: PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Petro de Luanda, 1º de Agosto, Desportivo da Saúde da Huíla, Escola Dibondo Abraão, Interclube, Ferroviário da Huíla, 1º de Maio de Benguela e Inter da Huíla são as formações  com presença confirmada.
Na primeira jornada da prova, velocistas, fundistas e saltadores vão competir nos 110 e 100 metros barreira (MB), lançamento de peso, salto em altura e comprimento, corridas dos 400, 1500 e 10.000 metros e estafeta 4X100 metros.
Lançamento de dardo e disco, triplo salto, 400 MB, 200, 3000, 5000 metros e a estafeta 4X400 metros são as disciplinas reservadas para a segunda ronda dos nacionais. Dado o desempenho apresentado ao longo da época, os atletas da província da Huíla são favoritos nas corridas de fundo, ao passo que os de Luanda podem fazer a diferença nas de velocidade e salto.
Segundo o regulamento dos campeonatos, haverá classificações individual e colectiva, e cada equipa pode inscrever o número de atletas que desejar, por disciplina. Ontem, os representantes das distintas formações participaram na reunião técnica, numa das salas da Federação, na Urbanização Nova Vida.
Após a disputa dos nacionais de pista, o órgão reitor da modalidade apresenta publicamente, a 63ª edição da corrida São Silvestre, orçada em 54 milhões de kwanzas, mais 14 do que em 2017.
A prova pedestre disputa-se a 31 de Dezembro nas ruas de Luanda, num percurso de dez quilómetros, com partida no Largo da Mutamba e chegada no Estádio Municipal dos Coqueiros.
Teresa Luís

Tempo

Multimédia