Desporto

Xadrez angolano joga Olimpíadas na cidade de Batumi

A selecção angolana de xadrez embarcou ontem às 18 horas para a cidade de Batumi (Geórgia), onde de 24 de Setembro a 5 de Outubro disputa as Olimpíadas, com o propósito de dignificar o continente africano.

Fotografia: EDUARDO PEDRO

Inicialmente prevista para sexta-feira, a viagem aconteceu apenas ontem, por razões administrativas.
Com o objectivo de ficar entre os três melhores de África na competição mundial, a caravana chefiada pelo secretário-geral da federação angolana da modalidade (FAX), Manuel Pedro, é integrada por oito xadrezistas, entre os quais Luciano Oliveira, Erickson Soares e Catarino Domingos (Mestres Internacionais), e Sérgio Miguel (especialista).
Em femininos , defendem as cores do país as mestres Fide (MF) Ednásia Júnior, Luzia Pires, Irinea Gabriel e Delfina João. David Silva e Esperança Caxita, também mestres, juntam-se à equipa já no local do evento, saídos da Turquia, onde disputaram o Mundial.
De acordo com Manuel Pedro, além das Olimpíadas, Angola participa também no congresso da Federação Internacional de Xadrez (Fide). Na cerimónia, marcará presença uma delegação chefiada pelo presidente de direcção da FAX, Tito Martins.
A última participação de Angola foi em 2016. Na altura, a FAX era liderada por Aguinaldo Jaime.

Tempo

Multimédia