Desporto

Palancas disputam segunda eliminatória da competição

António Cristóvão

A Selecção Nacional de Honras de Futebol para jogadores que actuam no Girabola'2018/-2019 está qualificada automaticamente para a disputa da segunda eliminatória de apuramento à fase final da 5ª edição do Campeonato Africano das Nações (CHAN), agendada para o próximo ano, na Etiópia, com a participação de 16 países.

Prestação do combinado valeu qualificação à fase seguinte
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Angola apurou-se devido à classificação anterior conquistada na edição passada da prova, disputada em Marrocos.
Os angolanos foram afastados nos quartos-de-final pelos nigerianos, por 1-2, após prolongamento. No tempo regulamentar, os Palancas Negras e  as Super Águias estavam empatados a uma bola.
Com a qualificação, a Selecção Nacional aguarda na segunda e penúltima eliminatória pelo adversário do encontro entre Malawi e E-swatini (ex-Swazilândia), mas sem data marcada pela Confederação Africana de Futebol (CAF).
Na primeira-mão, os angolanos jogam no reduto do adversário, enquanto na se-gunda recepciona-os no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda.
A Etiópia, já está qualificada para a fase final da prova na condição de anfitriã. Quarenta e sete selecções disputam as eliminatórias do CHAN'2020 para se apurar os outros 15 países.
Como nas edições anteriores, as qualificações serão feitas, de acordo com as áreas geográficas. As datas são anunciadas em breve pelo organismo reitor do futebol africano.
O CHAN é uma competição organizada pela CAF, disputada entre selecções constituídas apenas por jogadores que jogam nos respectivos campeonatos nacionais.
A primeira edição disputou-se em 2009, na Costa do Marfim, com a participação de oito países, onde Angola falhou o apuramento.
O CHAN joga-se de dois em dois anos, alternando com a Taça de África das Nações (CAN).

Tempo

Multimédia