Desporto

Palanquinhas comprometem qualificação às meias-finais

António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub-20 de Futebol comprometeu ontem, ao empatar sem golos, frente ao Botswana, o desejo de se qualificar para as meias-finais da Taça Cosafa, prova que decorre desde domingo na cidade de Kitwe, Zâmbia.

Selecção Sub-20 soma dois pontos resultantes de dois empates no torneio da Zâmbia
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

No encontro de ontem, disputado no Estádio Nkana, referente à segunda jornada do Grupo C, os Palanquinhas desperdiçaram inúmeras oportunidades para marcar. Angola mostrou ter uma equipa com graves problemas na finalização, muito por culpa da falta de concentração e eficácia dos seus dianteiros.
Apesar de não terem ga-nho, a selecção Sub-20 fez uma excelente exibição, ante a um adversário que foi bastante viril em determinadas ocasiões do jogo.
Gelson Mivo, do 1º de Agosto, que entrou na etapa complementar do encontro teve quatro oportunidades claras de golo, mas sem discernimento desaproveitou as jogadas para finalizar com êxito.
O desafio ficou marcado ainda pela péssima arbitragem de Thulani Sibandze, de eSwatini (ex-Swazilândia), coadjuvado pelos juízes assistentes, Oliver Muweene (Zâmbia) e Pierre Andrivoavonjy (Madagáscar).
Na ponta final do encontro, Mivo,  foi travado na área por um defensor do Botswana, mas Thulani Sibandze mesmo próximo do lance fez vista “grossa”.
Com este empate, os Palanquinhas precisam necessariamente de vencer diante do Zimbabwe, com quem joga domingo, às 15h30, no Estádio Nkana. Na eventualidade de triunfarem os angolanos abrem boas perspectivas para chegarem às meias-finais.
Para a segunda fase do torneio apuram-se os vencedores dos três grupos, mas o segundo melhor classificado da competição.
Para a mesma jornada, a selecção do Zimbabwe ganhou na quarta-feira à tarde a similar do Lesotho, por 3-0, no Estádio Shinde, também em Kitwe.
O Zimbabwe lidera o Grupo C, com seis pontos, mercê da vitória na ronda inaugural sobre o Botswana (2-1).

Tempo

Multimédia