Desporto

Patrocinador mantém o prémio do campeão

O campeão da 40.ª edição do Campeonato Nacional de futebol sénior, Girabola 2018, vol-ta a ser recompensado com um valor financeiro de 34 milhões e 400 mil kwanzas.

 O prémio é atribuído pela operadora televisiva ZAP, patrocinadora oficial da prova.
Apesar de ainda não ter feito a entrega do respectivo valor ao 1º de Agosto, campeão da edição passada, a ZAP continua, ainda assim, contratualmente ligada à Federação Angolana de Futebol (FAF).
Sem conseguir saber, junto dos responsáveis máximos dos clubes envolvidos, os valores gastos na preparação de cada época, o Jornal de Angola apurou junto de fontes das diferentes agremiações que os valores re-munerados pelo patrocina­dor não compensam os gastos feitos, pois, em média as equipas ultrapassam o valor do prémio, só no pagamento de salários. />Com o objectivo de apurar o montante financeiro desembolsado pelos clubes por época, tendo em vista o pagamento de salários, deslocações às províncias, prémios de jogos e de conquista de taças, o JA contactou, sem sucesso, alguns presidentes dos principais clubes candidatos à conquista do troféu.
A ZAP paga ainda aos clubes direitos televisivos. Os valores variam mediante os clubes. Nessa perspectiva, Petro de Luanda e 1º de Agosto, que juntos somam 27 títulos de campeão nacional, distanciam-se dos demais clubes.
Em período de crise, os clubes continuam a primar pela comercialização dos bilhetes ao preço de quinhentos kwanzas.
Anaximandro Magalhães

Tempo

Multimédia