Desporto

Pepé António assume comando do futebol huilano

Arão Martins | Lubango

O jornalista Pepé António foi eleito, sexta-feira, presidente da Associação Provincial de Futebol (APF) Huíla, ao somar 5 pontos contra 4, da lista A, liderada pelo docente universitário Zinga Carlos.

Pepé António substitui João Gonçalves, que esteve no cargo durante oito anos.
Fotografia: DR

Pepé António substitui João Gonçalves, que esteve no cargo durante oito anos. Participaram na eleição nove clubes, dos dez inicialmente previstos, designadamente Desportivo da Huíla (CDH), Águias do Calumbiro, Jamba Sport, Renascer FC do Chioco, Benfica do Lubango, Recreativo da Chibia, Escolinha da Agricultura, Sporting do Lubango e Inter FC do Lubango. Ausente este o Ferroviário da Huíla, que anunciou antecipadamente a abstenção à Comissão Eleitoral.

A votação, que iniciou às 9h00, decorreu na sede da APF. A Comissão Eleitoral, presidida pelo jurista Cristóvão Chivela e integrada por José Manuel (secretário) e Aiken Afonso (escrutinador), reconheceu lisura e transparência no processo, testemunhado pelo chefe local do departamento para os Desportos, Romualdo Baltazar.

Na primeira comunicação à imprensa, Pepé António disse que as promessas feitas são de homens de futebol e serão cumpridas na totalidade.
O declínio do futebol huilano, de algum tempo a esta parte, levou-o a candidatar-se, para que se pudesse dar-lhe outro alento. “ Os da lista vencida serão convidados para integrar o actual elenco. O objectivo é trabalharmos juntos. Já somos poucos. Daí querermos união. Sai a ganhar o futebol da província”, defendeu.

Integram os novos corpos sociais da associação Amilton Lopes (presidente da Mesa da Assembleia-Geral), vice-presidente Fernando Calola, secretaria Cândida Talala. A direcção, encabeçada por Pepé António, tem como vice-presidente Administrativo e Financeiro, Filomeno Fortes. Luís Prudente é o vice para o Futebol, Maria Marta José (vice para o Futebol feminino), Alfredo Edgar Cunha (vice para as Velhas Guardas). Rafael Rocha é o secretário-geral.

O Conselho Fiscal é liderado por Abílio Mukele, Mohamed Fraústo comanda o Conselho de Disciplina e Luís Inácio o de Arbitragem.

Tempo

Multimédia