Desporto

Pérolas estreiam frente a selecção romena “A”

António Ferreira

A Selecção Nacional de andebol, classe sénior feminina, defronta a Roménia “A”, no prélio de estreia no Torneio Internacional Cárpatos, dia 31 de Maio, em Braila, no âmbito do ciclo preparatório para a 24ª edição do Mundial, de 30 de Novembro a 15 de Dezembro de 2019, em Kumamoto, Japão.

Pivô Albertina Cassoma
Fotografia: Edições Novembro

A compita, numa organização da Federação Romena (FRH), contará igualmente com as participações do Japão e da Roménia “B”, que completam o cartaz da ronda inaugural.
Angola e Roménia, que pelejam dois anos depois da última refrega - 7 de Dezembro de 2017 , no Mundial da Alemanha, com triunfo das romenas por 27-24, mantêm o seu núcleo base no que as principais unidades diz respeito. Em relação aos técnicos, Morten Soubak continua firme no “leme” angolano, enquanto o sueco Tomás Ryle regressa pela segunda vez ao comando da selecção romena, com contrato válido até aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Localizada a 200 Km de Bucareste, a capital da República da Roménia, a cidade de Braila recebe no seu regaço o primeiro apronto internacional do ano, a ser disputado no sistema de todos contra todos. Angola enfrenta no dia 1 de Junho, a equipa nacional “B” da Roménia, enquanto o Japão mede forças com a Roménia “A”. A competição encerra no dia 2 de Junho, com os desafios Angola-Japão e Roménia “A”-Roménia “B”.
A equipa nacional será oficialmente apresentada dia 22 de Maio, em Luanda, às 15H00, em cerimónia marcada para o auditório “Paulo Bunze”, para 24 horas depois iniciar o primeiro ciclo de preparação, visando o Mundial do Japão, que incluiu a participação em dois torneios internacionais e o de apuramento para os Jogos da XXXII Olimpíada, a decorrerem no Japão, em 2020.
Dezasseis atletas foram convocadas para o torneio de Cárpatos, nomeadamente Albertina Kassoma, Helena de Sousa, Helena Paulo, Iracelma da Silva, Isabel Guialo, Janeth dos Santos, Juliana Machado, Liliana Venâncio, Natália Bernardo, Natália Kamalandua, Magda Cazanga, Teresa Almeida “Bá”, Vilma da Silva,Vilma Neganga, Ruth João e Wuta Dombaxe.

Tempo

Multimédia