Desporto

Petro já está qualificado para a Basketball League

Anaximandro Magalhães

Ao conquistar o 13º título de campeão nacional sénior masculino de basquetebol, o Petro de Luanda assegurou de forma antecipada, presença na edição inédita da Basketball África League (BAL), cuja disputa arranca em Janeiro do próximo ano, em país ainda não designado pela FIBA.

Fotografia: DR

Depois de terem falhado dois dos três objectivos para este ano, à conquista da Taça de Angola e a Iª edição da AfroLiga, cuja etapa decisiva é jogada de 24 a 26 do corrente, em Luanda, os petrolíferos do Eixo Viário, às ordens de Lazare Adingono, vêem coroado o seu esforço.
Aos tricolores devem juntar-se os vencedores dos campeonatos nacionais do Senegal, Egipto, Marrocos, Tunísia e Nigéria. Numa iniciativa da FIBA-África em parceira com a NBA,
Numa iniciativa da FIBA-África em parceira com a NBA, a prova, formatada apenas para 12 equipas, não permite, segundo os regulamentos mais de duas por país. O 1º de Agosto, finalista vencido nos playoffs da final do nacional maior da bola ao cesto terá, ainda que conquiste a Taça, de disputar eliminatórias qualificativas à fase final.
O novo modelo de disputa foi assinado em Fevereiro, e os signatários do acordo de criação foram o secretário-geral da FIBA, Andreas Zagklis, e o comissário da NBA, Adam Silver.
O acto foi testemunhado pelo presidente e pelo secretário-geral da FIBA África, Hamane Niang e Alphonse Bilé. Michael Jordan, presidente dos Charlotte Hornets, Michele Roberts, director executivo da Associação Nacional de Jogadores de Basquetebol (NBPA), Mark Tatum, o vice-comissário da NBA, e Amadou Gallo Fall, vice-presidente da NBA e director administrativo para a África, testemunharam o acto.

Tempo

Multimédia