Desporto

Plano é apresentado na próxima semana

António Cristóvão

A Federação Angolana de Futebol (FAF) anuncia na próxima semana o programa de preparação dos Palancas Negras, visando a participação na fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ser disputada de 21 de Junho a 19 de Julho, nas cidades sedes do Cairo, Alexandria, Ismaila e Suez.

Palancas Negras devem começar os treinos para a competição no início de Junho
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

A informação foi avançada, ontem ao Jornal de Angola, pelo secretário-geral interino da FAF, Paulo Neto, que confirmou também a participação de uma Selecção Nacional no torneio da Taça Cosafa, de 25 de Maio a 8 de Junho, na cidade sul-africana de Durban.
Durante uma entrevista concedida ao Jornal de Angola, no mês de Março, o seleccionador nacional, Srdjan Vasiljevic, havia garantido que os trabalhos de preparação dos Palancas Negras teriam início no próximo dia 1 de Junho, em Luanda, com o grosso dos jogadores convocados.
Na mesma entrevista, o técnico sérvio defendeu a realização de um estágio num país próximo do local de disputa do CAN, para a adaptação ao clima do Egipto.
Srdjan Vasiljevic disse que vai levar 23 jogadores, incluindo três guarda-redes, para a fase final da competição.
Angola vai disputar o torneio no Grupo E na cidade de Suez, ao lado das Águias de Cartago, designação oficial da Tunísia, Mourabitounes (Mauritânia) e Águias (Mali).
No dia 24 de Junho, os Palancas Negras medem forças com Águias de Cartago, às 19h00, no Estádio de Suez, para a primeira jornada. Na segunda, os angolanos enfrentam os mauritanianos no dia 29 de Junho, às 16h30, também na cidade de Suez.
Para encerrar a primeira fase da competição africana, os Palancas Negras deslocam-se à cidade de Ismaila, onde jogam contra as Águias, em jogo a contar para a terceira jornada.
A Selecção Nacional tem três títulos conquistados da Taça Cosafa, atrás do Chipolopolo (Zâmbia) e Bafana Bafana, ambos com quatro.
Na edição anterior, disputada na cidade de Polokwane, já com a orientação do técnico Srdjan Vasiljevic, a Selecção Nacional somou uma derrota diante do Botswana, por 1-2, venceu as Ilhas Maurícias (1-0) e empatou sem golos com o Malawi.
Palancas Negras, Bafana Bafana da África do Sul, Escorpiões do Madagáscar e Guerreiros do Zimbabwe integram o grupo das 24 selecções apuradas para a fase final do CAN.
As quatro formações podem aproveitar a participação no torneio, para a preparação dos seus atletas e dar jogos com qualidade ao grupo de trabalho, antes da competição no Egipto.
De acordo com o sítio oficial da Cosafa, o sorteio para a fase de grupos do torneio realiza-se na primeira semana do mês de Maio, na África do Sul, com o formato das edições anteriores da prova.
Para esta competição, aguarda-se pela participação de 14 selecções na primeira fase, pelo que estarão repartidas em dois grupos A e B, com quatro formações cada um.
A final da Taça Cosafa disputa-se no Estádio Moses Mabhida, onde serão também jogadas as meias-finais da prova.
Para a fase de grupos, as selecções vão jogar nos Estádios Rei Zwelithini na localidade de Umlazi e Princesa Magogo, em KwaMashu, enquanto às sessões de treino estão reservadas para os estádios Ray Xulu e o Chatsworth.
A primeira fase vai ser jogada com 8 selecções, repartidas em dois grupos de quatro cada um. Os vencedores da série apuram-se para os quartos-de-final, juntando às seis formações já qualificadas. A edição anterior foi disputada na cidade de Polokwane, onde o Zimbabwe derrotou na final a Zâmbia, por 4-2, no dia 9 de Junho, no Estádio New Peter Mokaba.

Tempo

Multimédia