Desporto

Projecto movimenta centenas de crianças

Job Franco

Ao todo, 928 crianças, dos 8 aos 17 anos, estão inscritas no “Projecto de Massificação do Basquetebol”, cuja abertura é amanhã, a partir das 9h00, no campo multiusos do Rocha Pinto, na Avenida 21 de Janeiro, em Luanda.

Iniciativa quer levar a modalidade às escolas nos municípios
Fotografia: João Augusto| Edições Novembro

O facto foi revelado ontem, ao Jornal de Angola, pelo director-geral do projecto, Ildefonso Carlos, para quem o objectivo é dinamizar o basquetebol infantil e dar mais visibilidade à modalidade, assim como aumentar o número de praticantes no município e nas escolas.
“A ideia é massificar e trazer uma dinâmica diferente ao município. Mas para isso acontecer, vamos assumir este compromisso de melhorar para o bem da nossa comunidade”, afirmou.
Também revelou que, nos últimos dias, tem crescido o número de crianças que optam pela delinquência. “Achámos por bem massificar a prática desportiva, para reduzir futuros delinquentes na comunidade. Muitas crianças precisam de apoio. Vamos trabalhar para fazê-los novos talentos”, disse.
Os jogos serão disputados, numa primeira fase, de segunda a sexta-feira. Os alunos que estudam de manhã jogam das 15h00 às 17h00 e os da tarde, das 8h00 às 10h00. “Esse é o melhor momento para se cumprir o programa de avaliação, tendo em conta a disponibilidade dos participantes, e nesta época a maior parte está na escola”, explicou Ildefonso Carlos.
Após a cerimónia de abertura serão disputadas várias partidas. As escolas Trabalho e Luta e a Primária 1007, ambas do distrito da Maianga, mobilizaram os alunos a abraçarem o projecto.

Tempo

Multimédia