Desporto

Quatro agremiações vão representar o país

António de Brito

A brilhante campanha do 1º de Agosto na Liga dos Clubes Campeões Africanos em 2018, que culminou com o apuramento para as meias-finais, e a presença do Petro de Luanda na fase de grupos da Taça CAF na época finda, Angola volta a colocar quatro clubes nas competições sob a égide da Confederação Africana de Futebol (CAF), após ausência de quatro anos.

Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico Desportivo da FAF
Fotografia: Angop

Competem na Liga dos Clubes Campeões, 1º de Agosto (campeão angolano) e Petro de Luanda (vice-campeão), ao passo que na Taça CAF, a Federação Angolana de Futebol (FAF) aguarda pela confirmação do Kabuscorp do Palanca e Interclube, depois da desistência do Desportivo da Huíla, finalista vencido da Taça de Angola, alegadamente por dificuldades financeiras. Até ao dia 30 do corrente, a FAF tem de indicar à CAF os quatro representantes nas Afrotaças.
Em declarações ao Jornal de Angola, Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico Desportivo da FAF, disse que “a instituição aguarda pela confirmação das equipas participantes. Na Liga dos Clubes Campeões, 1º de Agosto e Petro de Luanda podem fazê-lo a qualquer momento. A nossa preocupação prende-se com a Taça CAF. O Desportivo da Huíla desistiu por problemas financeiros. Kabuscorp e Interclube são as alternativas, mas até agora não temos garantias”, salientou o dirigente desportivo.
Jeremias Simão manifestou-se ainda satisfeito pelo facto de Angola retornar às provas da CAF com quatro clubes, após a última presença em 2015.” É reconfortável e gratificante. Quanto mais equipas angolanas competirem nas Afrotaças, mais engrandecido fica o país”.

Sagrada à espreita
À semelhança de 2015, quando substituiu o FC Bravos do Maquis, então vencedor da Taça de Angola, por razões financeiras, a equipa do Sagrada Esperança pode competir na próxima edição da Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF), caso o Kabuscorp do Palanca e Interclube não confirmem presença na competição.

Tempo

Multimédia